segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

23 cidades atingidas pelas chuvas no Norte de minas, Jequitinhonha e Mucuri recebem donativos

23 cidades atingidas pelas chuvas no Norte de minas, Jequitinhonha e Mucuri recebem donativos
Além das ações previstas no Plano de Emergências Pluviométricas 2011/2012, lançado em outubro passado, o Governo de Minas está intensificando, nesta semana, o atendimento aos municípios e vítimas das chuvas. Na região dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri e o Norte de Minas, o Corpo de Bombeiros está recebendo donativos (roupas e alimentos) para vítimas das chuvas, que já causaram oito óbitos em todo o Estado e deixaram 32 pessoas feridas. O número de desabrigados chega a 404, além de 84 casas terem sido destruídas. Outros 2.420 imóveis foram danificados.
Entre outubro e dezembro do ano passado, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) atendeu demandas de 23 municípios da região, com a distribuição de 960 cestas básicas de alimentos, 900 telhas, 630 colchões, 1.530 kits higiênicos e de limpeza, 280 cobertores, roupas e lonas plásticas. Foram eles: Botumirim, Francisco Badaró, Berilo, Leme do Prado, Chapada do Norte, Itinga, Virgem da Lapa, Coronel Murta, Rubelita, Datas, Felisburgo, Jacinto, Itamarandiba e Presidente Juscelino, no Vale do Jequitinhonha, e Bocaiúva, Japonvar, Brasília de Minas, Guaraciama, Pedras de Maria da Cruz, , Monjolos, Santo Hipólito, e Buritizeiro.
Orientações aos moradores das áreas de risco
Desde o segundo semestre do ano passado, o 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros, sediado em Montes Claros, já realizou diversas ações de orientação de famílias residentes em 11 áreas consideradas de risco para ocorrência de enchentes ou desabamentos. Os bairros onde se concentram as áreas de risco são Vargem Grande, Chiquinho Guimarães, Vilage do Lago II, Vila São Francisco de Assis, Clarice Ataíde, Vila Itatiaia, Cidade Industrial, Vila Campos, Vila Cedro, Jardim Eldorado e Vila Castelo Branco.
Além de orientar a população das áreas de risco, o 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros está recebendo donativos nas unidades de Montes Claros, Janaúba, Sete Lagoas, Curvelo, Diamantina e Pirapora. As doações são destinadas a entidades de assistência social e à Cedec.
Antecipação do Bolsa Família
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) antecipou o pagamento do benefício do Bolsa Família para pessoas que participam do programa e moram nas cidades que decretaram estado de emergência. O pagamento será referente aos meses de janeiro e fevereiro.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) trabalha agora para estender a antecipação para os moradores dos 19 municípios que tiveram situação de emergência decretada nas últimas horas. A liberação deve ocorrer nos próximos dias.
Com a antecipação, o pagamento de janeiro e fevereiro que são feitos de forma escalonada, de 25 a 31 de cada mês, será efetuado de uma só vez para todos beneficiários. Em janeiro, o pagamento será no dia 18, e em fevereiro no dia 14. Só nos 52 municípios, mais de 150 mil famílias recebem o benefício, que varia entre R$ 36 (mínimo) e R$ 306 (máximo).
Os municípios onde as famílias serão contempladas com a antecipação do pagamento do Bolsa Família são os seguintes: Itamarandiba, Jequitinhonha, Jacinto e Setubinha, no Vale do Jequitinhonha, e Buritizeiro, Claro dos Poções e Brasília de Minas, no norte de Minas.
Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário