segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

DNIT libera R$ 105 milhões para manutenção da BR 367

DNIT libera R$ 105 milhões para manutenção da BR 367
São R$ 20,1 milhões por ano para conservar 219,5 quilômetros
O DNIT – Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre abrirá editais do PRO-CREMA - Programa de Contratação, Restauração e Manutenção por Resultados que prevê intervenções no pavimento de 57% da malha rodoviária federal sob sua responsabilidade em o país. Para executar as melhorias em 32 mil quilômetros, do total de 55,6 mil quilômetros de rodovias pavimentadas serão investidos cerca de R$ 16 bilhões em cinco anos.

Os primeiros editais do PRO-CREMA contemplam 5.649 quilômetros de 27 rodovias em nove Estados, com investimento aproximado de R$ 3,6 bilhões


Neste programa, consta o valor de R$ 105,5 milhões para conservação da BR 367, durante 5 anos. Ou seja, anualmente, a BR que corta o Vale do Jequitinhonha, gastará R$ 21 milhões em sua manutenção, em um trecho de 219,5 quilômetros.
Este trecho equivale ao início do asfalto , km 79,9, entre Jacinto e Almenara, no Baixo Jequitinhonha até o km 299,4, no Entrocamento MG 114, Virgem da Lapa, no Médio Jequitinhonha.
Todo este trecho está asfaltado indo de Jacinto, passando por Almenara, Jequitinhonha, cruzando com a BR 116, em Itaobim, passa por Itinga, Araçuaí, chegando a Virgem da Lapa.


Segundo o último relatório do DNIT sobre as condições das rodovias federais, publicado no dia 22.12.2011, no site do órgão público, consta o seguinte:

INÍCIO PAVIMENTAÇÃO (JACINTO) - ENTRONCAMENTO MG-105 (JEQUITINHONHA)- 79,9 ao 152,9 - Trecho asfaltado, porém a pista encontra-se em condições precárias.

ENTRONCAMENTO MG-105 (JEQUITINHONHA) - ENTR BR-116 (Itaobim) - 152,9 ao 217,6
Trecho em boas condições de trafegabilidade. Sem buracos. Sinalizações vertical e horizontal em bom estado. Contrato manutenção e restauração vigente.

ENTRONCAMENTO BR-116 (Itaobim) - ENTR MG-114(A) (Virgem da Lapa, na entrada para Berilo) - 217,6 ao 301,4 - Trecho delegado ao DER/MG.

A portaria do Ministério dos Transportes que estabelece princípios e diretrizes do Programa foi publicada no Diário Oficial da União no dia 21.12. Ela prevê que os contratos dessa modalidade terão duração de cinco anos e que, a partir da ordem de início, as empresas contratadas deverão concluir os serviços de restauração em até 36 meses, além de executar a manutenção durante toda a vigência do contrato.

O programa usa como base projetos executivos que definem intervenções mais profundas no pavimento das rodovias, baseadas em soluções de pavimentação que posam garantir boa trafegabilidade por período de até dez anos. Os projetos também incluem sinalização horizontal e vertical e em alguns casos a manutenção de Obras de Arte Especiais.

As licitações serão realizadas com edital padrão. Os primeiros editais com processos licitatórios já instruídos contemplam 5.649 quilômetros de rodovias e devem ser publicados até janeiro.

Em janeiro a sede do DNIT em Brasília abrirá licitações programadas para o estado de Minas Gerais. Para conferir as concorrências já preparadas com as rodovias, extensões e valores das obras nos Estados, segundo Evandro Alvarenga, da Assessoria de Imprensa do DNIT.

TRECHO A SER CONSERVADO: BR-367/MG LOTE 08Km 79,90 - Km 299,40 219,5
VALOR : r$ 105.570.095,00.

Clique nos links abaixo e veja detalhe da Licitação:
dnit.gov.br/licitacoes-recuperação-malha-rodoviaria-federal
dnit.gov.br/planilha-crema-2.pdf
dnit.gov.br/rodovias/condicoes/BR=367-MG

4 comentários:

Mário Sampaio disse...

Não passa de obrigação deste governo federal conservar o pavimento já existente, pq há anos não fazem conservação destes trechos,Agora eu queria saber é sobre a parte de chão existente entre, Jacinto e Salto da divisa, Virgem da lapa a Berilo, Berilo a Chapada, Chapada a Minas Novas. Não tem nada sobre estes trechos no DNIT, estou vendo aqui verba para conservação.será que vamos continuar com estes trechos prometidos em campanha eleitoral de 2010 sem fazer, será que em 2014 eles irão prometer de novo? é eles irão continuar enrolando o vale Jequitinhonha. isto que vejo aqui não me empolga nem um pouco,Povo do vale que não GRITE POR ESTA BR367 PRA VER NÃO, Não estou vendo jeito desta estrada ser concluída não,a parte que foi citada não está lá muito boa mas está trafegável,pq não terminar a estrada primeiro, os trechos que estão em terra,olha só o sofrimento para os usuários destes trechos em terra nas últimas chuvas, a conservação poderia vir depois,QUE MAU PLANEJAMENTO DESTE GOVERNO FEDERAL,POVO DO VALE PRA ELES É SÓ PRA BUSCAR OS VOTOS,QUANDO SERÁ QUE O POVO DO VALE DO JEQUITINHONHA APRENDERÁ,PQ NAS ÚLTIMAS ELEIÇOES DERAM FOI NA MÉDIA DE 80% DOS VOTOS PARA A PRESIDENTE DILMA, SE NÃO FIZEREM ESTES TRECHOS,PELO MENOS ESPERO QUE O POVO ACORDE E NÃO REPITAM TÃO BOA VOTAÇÃO QUE FOI NAS ÚLTIMAS ELEIÇOES...

Mário Sampaio disse...

Banu! isto não está com nada não, é só conservação. Cadê as construções dos trechos? JACINTO SALTO DA DIVISA, MINAS NOVAS VIRGEM DA LAPA? NÃO MERECIA NEM SER NOTICIADO ISTO QUE VC COLOCOU AQUI, AGORA QUANDO SAIR OS TRECHOS A SEREM CONSTRUÍDOS, AÍ SIM SERÁ NOTÍCIA BOA PRA LER..

Álbano Silveira Machado disse...

Uai, Mário! O Blog divulga não é só notícia que a gente quer não. Eu preferiria divulgar o asfaltamento dos trechos de estradas também, como você.
Porém, é preciso divulgar o Edital da Conservação porque senão, lá na frente, estaremos reclamando de buracos na pista, sinalização e outros que tais... Aí, já sabemos que a licitação foi realizada e tal e tal firma é responsável por tais serviços, recebendo determinado valor.
Se for noticiar só notícia boa dos governos federal e estadual, para o Vale do Jequitinhonha, registraria pouquíssimas novidades.

Mário Sampaio disse...

Banu! pensando bem vc tem razão, é mesmo pq a gente fica indignado, mas tem que ser notícia sim a conservação.vamos aguardar se logo vai estar sendo notícia a construção.

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