quinta-feira, 5 de maio de 2011

Pedro Ângelo se reelege reitor da UFVJM

UFVJM: Professor Pedro Ângelo se reelege reitor

Reitor Pedro Ângelo de Almeida Abreu reeleito Reitor da UFVJM para o período 2011/2015

O atual reitor da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, professor Pedro Ângelo, foi reeleito reitor, nesta terça-feira, 03.05, com 1.925 votos, sendo 177 de professores, 149 de funcionários e 1.599 de alunos. A Chapa 2 obteve 1.183 votos, sendo 123 de professores, 100 de funcionários e 1.183 de alunos. 216 votantes colocaram seus votos nulos ou brancos. Votaram 3.216 eleitores.

A chapa formada pelo Reitor Pedro Ângelo e Donaldo, como vice-reitor apresentou as seguintes propostas para o Vale do Jequitinhonha:

Desafios e Metas da “Gestão 2011 – 2015”
Renovamos, nesta ocasião, o compromisso de uma gestão democrática e participativa na certeza da capacidade de revitalização de novos rumos nesse novo tempo.
Renovamos também a nossa visão de uma Universidade moderna para o seu tempo, autônoma e crítica por princípio, e integrada à realidade da sua região, tendo a administração universitária o sentido de engrandecê-la na dimensão que pode ser alcançada em cada parcela de tempo.
A trindade acadêmica - o Ensino, a Pesquisa e a Extensão - são objetivos precípuos no âmbito de uma Universidade laica, autônoma, democrática e crítica que qualifica a Academia como uma escola de cidadania, tendo o ensino gratuito como o suporte de uma sociedade igualitária. A gestão universitária, portanto, deve estar alicerçada nesses princípios e objetivos, atendendo as peculiaridades institucionais no contexto do momento da sua história.

POLÍTICA EXTERNA
1. Promover a inserção política da UFVJM junto aos poderes instituídos, especialmente municipais e estaduais, visando estabelecer parcerias de interesse comunitário, afim de promover a melhoria dos serviços prestados nas cidades que sediam os campi.
• Negociar com as prefeituras municipais a melhoria da qualidade do transporte coletivo para os campi.
• Promover a efetiva inserção da UFVJM em projetos/programas que visem o desenvolvimento dos vales do Jequitinhonha e Mucuri.
• Assessorar e participar da elaboração do Plano Decenal de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, juntamente com a UMVALE, AMUC, Sociedade Civil Organizada e Comunidades.
• Ampliar a promoção de eventos educativos nas comunidades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri para diagnosticar e atender demandas e otimizar potencialidades contribuindo com o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental e cultural dos Vales.
• Promover cursos de Gestão em Serviço Público para profissionais ligados às prefeituras, preferencialmente dos municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
• Promover treinamentos para profissionais das áreas de saúde, educação e meio ambiente que atuam, principalmente, nos Vales.
COMUNICAÇÃO
Ampliar os processos de comunicação Externa.
• Implantar mídias radiofônicas e televisivas na UFVJM.
• Otimizar o sítio eletrônico www.ufvjm.edu.br
• Intensificar a divulgação da UFVJM nas diversas mídias.
• Ampliar o diálogo entre a UFVJM/Copese e as Escolas Públicas, principalmente, dos vales do Jequitinhonha e Mucuri.

POLÍTICAS DE EXTENSÃO E CULTURA
1. Incentivar atividades que contribuam para o desenvolvimento cultural, social, político, econômico e da formação de indivíduos;
2. Ampliar e facilitar a realização de atividades de extensão universitária, como um processo educativo, cultural, científico e de articulação do ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo a relação entre Universidade e Sociedade;
3. Intensificar os atendimentos em clínicas e demais setores da UFVJM direcionados à comunidade externa;
4. Incentivar os discentes na promoção de atividades de extensão buscando parcerias com órgãos, instituições públicas e o terceiro setor;
5. Ampliar a participação dos estudantes em atividades de extensão como parte integrante da formação acadêmica dos discentes, valorizando atividades práticas e a inserção na realidade da região e do país.
6. Valorizar a interação da Universidade com as comunidades externas, especialmente a inserção da UFVJM nos problemas específicos dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Fonte: site da Chapa 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário