sexta-feira, 13 de maio de 2011

Prefeituras do Vale formam Consórcio para enfrentar problemas regionais
Para debater uma nova forma de ampliar o orçamento e a ação das administrações municipais, a partir de alianças e parcerias com governos federal e estadual, a AMEJE ( Associação dos Municípios do Médio Vale do Jequitinhonha ) realizou dia 7 de abril, na AABB em Araçuaí, o Seminário de Desenvolvimento Regional do Médio Jequitinhonha.
Mapa do Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais

O resultado do encontro foi a decisão pela formação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional que terá a adesão das 10 prefeituras que compõem a AMEJE.
O Seminário foi conduzido por Luiz Antonio dos Reis, presidente do INFCInstituto Novas Fronteiras de Cooperação, uma organização não governamental com sede em Brasília, voltada para a implantação de projetos de geração de trabalho e renda.

PRIORIDADES
Uma das prioridades do Consórcio será a implantação do SIM- Serviço de Inspeção Municipal de origem animal e vegetal para a adesão ao SUASA ( Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária ). O consultor em agroindústria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) Leomar Luiz Prezotto participou do seminário através de teleconferência.

O SUASA, regulamentado em março de 2006, é um sistema unificado e coordenado pelo governo federal, com participação dos municípios e estados através da adesão. Produtos inspecionados por qualquer instância do sistema SUASA podem ser comercializados em todo o território nacional.

Esse novo sistema de inspeção sanitária permite a legalização e implementação de novas agroindústrias, o que facilita a comercialização dos produtos industrializados localmente no mercado formal em todo o território brasileiro. Ele impulsiona a geração de mercados de trabalho e de renda entre as famílias envolvidas no processo produtivo.

A adesão ao SUASA pode ser de forma individual onde cada município solicita sua adesão ou pode ser de forma coletiva, através de um consórcio de municípios.

Texto de Sérgio Vasconcelos, da Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário