sexta-feira, 27 de maio de 2011

Almenara: Segredos de Seu Antonio para chegar aos 104 anos e ainda “dá no couro”

Almenara: Segredos de Seu Antonio para chegar aos 104 anos e ainda “dá no couro”
Antônio Soares Silva, de 104 anos, e sua companheira Maria dos Santos
Nascido em Imbura­na – sertão da Bahia, em 17.05.1907, seu Antônio Soares Silva, morador do Bairro Santo Antônio, em Almenara, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas, comple­tou 104 anos com muita vitalidade e lucidez, cujo aniversário foi come­morado na antiga sede social do Lyons Clube, ao lado de suas comp­anheira, dona Maria dos Santos, com quem vive há 25 anos, familiares e amigos.


O sertanejo chegou à região ainda muito jovem, e na sua trajetória de vida ele já foi vaqueiro, peão de boiadeiro, garimpeiro e canoeiro. Indagado sobre o que alimentava, ele respondeu que nunca foi de comer comida sofisti­cada e sempre se alimentou com comida pesada (feijoada, rabada, pirão de costela de boi, etc). Muito bem humorado, Seu Antônio tem uma memória pródiga, contando os casos do passado sem esquecer de qualquer detalhe.Segundo ele o segredo da longevidade é a serenidade e o trabalho do dia a dia.


Indagado se ainda “dava no couro”, ele não titubeou em responder que dava sim e sua companheira, dona Maria dos Santos, veio logo confirmar aquilo que seu companheiro havia falado. ”Tem dia que eu saio correndo do quarto para ele não me pegar”, afirma.


Os parentes são unânimes em afirmar que, em todos os sentidos, seu Antônio serve de exemplo. Homem de gênio bom, jamais brigou com alguém. Ensinou à prole a importância da honestidade e do respeito ao próximo. Não se entrega à preguiça, fazendo questão de barbear-se, tomar banho e escolher a roupa que vai vestir tudo sem ajuda.



Criado no sertão da Bahia, passou a vida montando a cavalo, consertando cercas, caçando e pescando. Os familiares crêem que as atividades saudáveis do campo contribuíram para que ele alcançasse idade avançada com muita vitalidade e lucidez.


Fonte: Jornal Farol das Geraes

Um comentário:

Washington Brasil disse...

O calor de Almenara faz até idosos e defuntos ficarem "tarados".kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Postar um comentário