sexta-feira, 27 de maio de 2011

Servas inaugura Centro Solidário de Educação Infantil em Araçuaí


Servas inaugura Centro Solidário de Educação Infantil em Araçuaí
Wellington Pedro/Imprensa MG
Centro Solidário de Educação Infantil da cidade de Felixlândia

O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) entrega, nesta quinta-feira (26), mais um Centro Solidário de Educação Infantil para atender crianças de até 6 anos, em área construída de cerca de 700m², em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha.

Esta é a 16ª unidade construída e implementada pelo Servas em parceria com o Governo de Minas, com recursos próprios e captados no âmbito do Fundo para Infância e Adolescência - FIA Estadual.

O objetivo é apoiar os municípios, oferecendo infraestrutura de qualidade para o atendimento de crianças em várias regiões do Estado.

Cada unidade é entregue ao município para uso imediato, inclusive com todos os ambientes equipados, desde as salas de atividades, cozinha e espaços para administração com mobiliário, brinquedos, livros, jogos, utensílios, computadores e equipamentos eletroeletrônicos.

As crianças recebem uniformes - camiseta, calça, bermuda, agasalho e mochila - e os profissionais que vão trabalhar no Centro recebem camisetas e aventais.

Na inauguração, o Centro Solidário é entregue pelo Servas à administração do poder público municipal, também responsável pela cessão do terreno, infraestrutura e recursos humanos.

O projeto arquitetônico, desenvolvido voluntariamente pela empresa Dávila Arquitetura, de Belo Horizonte, atende as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente e a legislação vigente. São dois projetos para atender, em horário integral, 120 e 200 crianças, em área construída de cerca de 600 a 700 m² e mais 140 m² de varanda coberta. O local possui dois berçários, sala de leitura, brinquedoteca, salas de atividades divididas por faixa etária, refeitório e área externa de lazer, entre outras instalações e equipamentos.

“Os espaços são projetados para motivar e criar oportunidades para o desenvolvimento integral das crianças em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, respeitando suas necessidades e interesses”, ressalta a presidente do Servas, Andrea Neves da Cunha.
Osvaldo Afonso/Secom MG Berçário do Centro Solidário de Educação Infantil de Jequitinhonha

Além de Araçuaí, serão entregues pelo Servas, no próximo mês, os Centros Solidários de Porteirinha e Taiobeiras, no Norte de Minas.


Outros 15 estão em funcionamento em Além Paraíba, Bocaiúva, Campos Gerais, Caratinga, Conselheiro Pena, Felixlândia, Governador Valadares, Ibirité, Itamarandiba, Jequitinhonha, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Salinas, São João del-Rei e Teófilo Otoni.

Capacitação
Os profissionais que atuarão em Araçuaí participaram de capacitação em Belo Horizonte, realizada integralmente com recursos do Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). A capacitação ofereceu qualificação específica para o exercício de atividades pedagógicas e administrativas no atendimento a crianças que serão recebidas na unidade.

A pedagoga do Centro Solidário de Araçuaí avaliou a importância da obra para o município. “As creches da cidade são, em sua maioria, particulares. Mesmo assim, nenhuma tem a qualidade do Centro Solidário que será inaugurado. Participar da capacitação foi importante pela troca de informações com especialistas, pela oportunidade de tirar nossas dúvidas e oferecer mais segurança para o nosso trabalho”, disse Lourdes Tanure Oliveira.

Empresas interessadas podem destinar ao FIA 1% do Imposto de Renda devido; pessoas físicas também podem contribuir, destinando 6% do IR devido.



Mais informações sobre destinação ao FIA no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca): (31) 3222-8988 - cedca@social.mg.gov.br.

Evento: Inauguração do Centro Solidário de Educação Infantil de Araçuaí
Local: Rua 12 de Outubro, s/nº, bairro Nova Esperança, Araçuaí (MG)
Data: 26/05/2011 Horário: 14h30


Com informaçaões da Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário