sábado, 28 de maio de 2011

Polícia prende dois acusados de assassinato de Prefeito

Polícia prende dois acusados de assassinato de Prefeito
Disputa política foi causa de tragédia que chocou São Sebastião do Maranhão


Uma disputa política que envolveu a morte de um prefeito e de um empresário veio à tona depois de mais de dois anos de investigações. Nesta terça-feira, 24.05.11, a Polícia Civil prendeu a mulher do atual prefeito de São Sebastião do Maranhão e o irmão dela, acusados de envolvimento na morte de Gildecir Gomes Sampaio, prefeito da cidade na época do crime. Ele foi assassinado dentro de casa em outubro de 2009, enquanto fechava um negócio para a compra de tratores.

De acordo com o delegado a frente das investigações, Emerson Crispim de Morais, a atual primeira dama da cidade teria planejado a morte do ex-prefeito, juntamente com o irmão dela. Na época, conforme investigado, ela estava mantendo um caso amoroso com um vereador do município, o qual teve a prisão preventiva decretada por ser suspeito de envolvimento no assassinato, mas está foragido.

A mulher e o irmão são apontados pela polícia como os responsáveis por fornecer o revólver usado no crime e a moto usada para dar fuga aos criminosos. “Na época das eleições, o prefeito teria prometido muitas coisas para os correligionários, mas depois virou as costas. Isso causou revolta no vereador. O Gildecir havia prometido apoio para a candidatura dele como presidente da câmara e pagamento de algumas dívidas que ele tinha, mas não cumpriu com o prometido”, explicou o delegado.

Outros três homens acusados de envolvimento na morte estão presos. O primeiro deles é o motociclista que teria levado o pistoleiro até a casa do ex-prefeito. O segundo é apontado como o responsável por vigiar a rotina de Gildecir e fornecer os dados para o pistoleiro. O terceiro é o tio do vereador foragido, acusado de contratar um taxista para dar fuga ao autor do crime da cidade de Coluna até Belo Horizonte.

Ainda conforme o delegado, o grupo planejava ainda pressionar o atual prefeito para apoiar a candidatura de uma outra pessoa nas próximas eleições. A primeira dama e o irmão dela foram indiciados por homicídio qualificado e encaminhados para as cadeias públicas de Guanhães e Santa Maria do Suaçuí, respectivamente.

O crime
Em outubro de 2009, o então prefeito Gildecir Sampaio fechava a compra de tratores com Ademar Oliveira Leal, quando os dois foram surpreendidos por um pistoleiro que entrou na casa. Ele matou o prefeito e o empresário para evitar testemunhas para o crime, segundo a polícia. A cidade fica no Vale do Rio Doce, a poucos quilômetros de Itamarandiba, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas.

Com informações do jornal O Tempo, de BH

Nenhum comentário:

Postar um comentário