domingo, 22 de maio de 2011

Ministério da Saúde bloqueia recursos da Prefeitura de Araçuaí

Ministério da Saúde bloqueia recursos da Prefeitura de Araçuaí


O Ministério da Saúde bloqueou o repasse de R$ 6, 5 milhões destinados a ações de vigilância e promoção da saúde em 242 cidades do país. Em minas gerais a medida atingiu 24 municípios, sendo seis do Jequitinhonha, entre eles Araçuaí, o único do Médio Vale. O corte ocorreu por irregularidades na alimentação de informações.

Os recursos bloqueados são repassados às prefeituras para serem investidos em ações de vigilância e promoção de saúde como combate a dengue e outras endemias, serviços importantes no município, que já registrou surtos de dengue e, também, convive com doenças típicas de municípios que apresentam baixo índice de desenvolvimento humano.



O bloqueio dos recursos ocorreu por irregularidades na alimentação do Sistema de Informação de Mortalidade – SIM e do Sistema de Informação de Agravos e Notificações- SINAM. Segundo o Secretário Municipal de Saúde de Araçuaí, o problema ocorreu devido a questões técnicas.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, mensalmente são repassados pelo governo federal para o município cerca de R$ 30 mil destinados às ações de vigilância e promoção em saúde. Araçuaí, por ter aderido, em 2006, ao Pacto pela Saúde deve manter os sistemas de informações atualizados sob pena de terem o repasse de verbas suspenso até a regularizar a situação.

Os dados que não foram repassados para o sistema de informação são usados pelo governo para monitorar as condições do sistema de saúde e, também, na definição de políticas públicas.


Além de Araçuaí, somente mais 5 municípios da região localizados no Alto Vale foram atingidos pela medida: Capelinha, Diamantina, Datas, Itamarandiba e Senador Modestino Gonçalves.

Se a atualização for feita em até 90 dias, as cidades voltam a receber os recursos. Caso demore mais de 90 dias, é feito apenas o desbloqueio, sem transferência retroativa dos valores não repassados.


Fonte: TV ARAÇUAÍ , com o repórter André Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário