terça-feira, 17 de maio de 2011

Minas Novas se prepara para a Festa do Rosário

Minas Novas se prepara para a Festa do Rosário
Minas Novas, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, se prepara para celebrar a sua mais tradicional festa. Fundado o arraial em 29 de junho 1727, com o nome de “Arraial da Lavras Novas dos Campos de São Pedro do Fanado”.Como as Vilas das Minas de Ouro, Minas Novas tem na sua religiosidade uma grande devoção a Nossa Senhora.
Em 1730 o arraial é elevado à Vila e recebe o nome de Vila de Nossa Senhora do Bonsucesso das Minas Novas do Arassuahy.No século XVIII os pardos constroem a igreja dedicada a Nossa Senhora do Amparo e os negros, a igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário.
No século XX no alto da cidade se constrói uma gruta dedicada a Nossa Senhora.
Desde 1810, segundo a tradição oral, a cidade celebra a festa de Nossa Senhora do Rosário, com uma grande riqueza de fé e cultura dos negros.
A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Minas Novas, que tem seu estatuto de 1848 e a Paróquia São Pedro do Fanado estão à frente dos festejos.
Neste ano a festa acontece de 9 a 25 de junho e no cortejo se destaca: “Minas Novas, terra de Maria.”
Missas, novenas, procissão são os grandes momentos da festa Momentos estes enriquecidos com manifestações culturais e folclóricas.
À frente dos festejos estão os juízes maiores que também são chamados de Rei e Rainha, e neste ano são eles: José Pinheiro e Denise Badaró.
São esperados para a festa minasnovenses espalhados pelo Brasil afora e muitos devotos da Virgem.

Pe.Carlos Badaró - _Pároco da Paróquia São Roque de Itaobim
-Membro da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens
Pretos de Minas Novas e Irmão da Juíza Maior Denise Badaró

Nenhum comentário:

Postar um comentário