segunda-feira, 2 de maio de 2011

Caraí organiza Seminário de Economia Popular Solidária


Caraí organiza Seminário de Economia Popular Solidária No dia 13 de abril de 2011, aconteceu o Seminário de Economia Popular Solidária de Caraí, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas. O evento foi organizado pelo PDA Novo Vale, da ONG Visão Mundial em Caraí, sob a coordenação de João Bosco Colares.


O evento que contou com a presença do assessor Programático da Visão Mundial, Márcio Andrade,do Coordenador do Projeto Redes, Najane Pinheiro e da Coordenadora da ANDE (Agencia Nacional de Desenvolvimento Empresarial) de Araçuaí/MG, Poliana Pereira Soares, além de toda a equipe do PDA Novo Vale, de autoridades representativas, do Terceiro Setor e de lideranças comunitárias do município.



Debateu-se assuntos importantes relativos à temática da economia popular, concluindo-se, ao final dos trabalhos, que não é possível o desenvolvimento local sem o apoio concreto a Agricultura Familiar.


Durante o evento, foram debatidos, entre outros, assuntos como as Redes de Desenvolvimento e os Grupos de Oportunidades Locais, cuja eficácia na operacionalização nos municípios da região, representa possibilidade de elevação da qualidade e da produção.

Outras questões também foram debatidas:o Aval Solidário e a Metodologia GOLD-Modelo de Intervenção, através de empréstimo orientado à produção que possibilita trabalhar com pequenos grupos prudutivos locais, sobretudo com a oferta de capacitação financeira e outras, a fim de implantar a cultura da poupança como forma de investimento.

Por fim,discutiu-se a proposta de revitalização de feiras e mapeamento de produtos, sendo que, no caso específico do município de Caraí, foi identificada a necessidade de criar uma Comissão Mista com a finalidade de realizar trabalhos nesse sentido. A Comissão foi composta por alguns participantes do Seminário.


A Comissão deverá tratar de problemas relacinados à produção agropecuária e feira locais, a exemplo do transporte que, sendo público ou alternativo, é deficiente e dificulta as atividades normais dos feirantes.


Para maiores informações sobre Economia Popular Solidária, o seguinte portal poderá ser visitado: (http://www.fbes.org.br/)


Fonte: Rede de Jovens Comunicadores do Semi Árido

Nenhum comentário:

Postar um comentário