segunda-feira, 2 de maio de 2011

Jovens de Jequitinhonha apresentam projeto de comunicação na UFMG

Jovens de Jequitinhonha apresentam projeto de comunicação na UFMG Na última quarta feira, 27 de abril, os jovens da cidade de Jequitinhonha, do Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas, apresentaram para a comunidade acadêmica detalhes do Projeto Assessoria de Comunicação Solidária Jequitinhonha 200 anos. O evento aconteceu no auditório da Reitoria e contou com a presença da Pró-Reitora Adjunta de Extensão e coordenadora do Programa Polo, Maria das Dores Pimentel Nogueira; do coordenador do Suporte de Comunicação do Polo e do Projeto Agência de Comunicação Solidária no Vale do Jequitinhonha, professor Márcio Simeone; da coordenadora do Vozes do Vale, Graziela Mello Viana, do professor do departamento de Ciências Políticas da UFMG, Ricardo Fabrino e também da coordenadora do curso de Comunicação Social, Valéria de Fátima Raimundo.
O professor Márcio Simeone abriu o evento destacando a importância da visita dos jovens à UFMG . “É um prazer recebê-los na nossa casa”, afirmou. O professor ressaltou ainda o papel da Agência de Comunicação Solidária como formadora não só dos jovens de Jequitinhonha, como também dos jovens educadores que integram o projeto. “Temos aqui uma equipe de jovens trabalhando com outros jovens. Este intercâmbio é muito importante”, concluiu.



Durante o evento, os jovens falaram sobre o processo formativo do grupo e apresentaram os produtos comunicacionais que já foram produzidos pelos núcleos de áudio, audiovisual, impresso e web.
Além da divulgação dos eventos em comemoração dos 200 anos da cidade de Jequitinhonha, os jovens destacaram a importância do trabalho que a Assessoria dos 200 anos tem feito para resgatar a memória da cidade. Tal resgate, segundo eles, tem contribuído para o aprendizado por parte deles e também da população sobre a história do município.


Entre os produtos comunicacionais apresentados pelos núcleos, destaca-se no grupo do audiovisual a produção do programa quinzenal Momento Jequi e também a produção de imagens sonoras da cidade, ou seja, dos sons característicos de Jequitinhonha, como o rio, a canoa, os pássaros.



O núcleo de audiovisual apresentou dois vídeos já editados. O primeiro sobre o Carnaval da cidade e o segundo, uma homenagem às mulheres do Vale. Já o grupo de impresso falou sobre a produção do jornal mural A Quinta Pataca, que será distribuído em vários pontos da cidade e o núcleo de Web apresentou o site dos 200 anos e outras redes sociais voltadas para o evento e administradas por eles


O encerramento do evento foi feito pela coordenadora do Polo, Marizinha Nogueira.
Durante sua fala, a Pró- Reitora expressou sua alegria em ver o trabalho realizado pelos jovens. “A Universidade se orgulha do trabalho tanto dos nossos jovens, quanto dos jovens de Jequitinhonha. Não estamos indo ensinar. É uma troca de conhecimentos”, ressaltou.

Sobre o Projeto
A Assessoria de Comunicação Colaborativa Jequitinhonha 200 anos é fruto da parceria da UFMG com a prefeitura municipal de Jequitinhonha. Entre as ações do projeto, iniciado em agosto do ano passado, estão o processo formativo contínuo conduzido pela UFMG em parceria com a Associação Imagem Comunitária e a elaboração de produtos em comunicação impressa, audiofônica, audiovisual e digital.



Informações da UFMG/Polo Jequitinhonha

Nenhum comentário:

Postar um comentário