quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Vale se une em torno de Associação Regional

Prefeitos do Vale querem Associação de todos os municípios
BR 367 e Campus da UFVJM são principais bandeiras
Os prefeitos de todo o Vale do Jequitinhonha resolveram se unir em torno de uma Associação que unifique as reivindicações da região e represente todo o Vale.
Até o momento há 3 Associações microrregionais que representavam interesses de grupo reduzido de municípios: AMAJE – Associação do Municípios do Alto Jequitinhonha, com sede em Diamantina; AMEJE – Associação dos Municípios do Médio Jequitinhonha, com sede em Araçuaí; e a AMBAJ- Associação dos Municípios do Baixo Jequitinhonha, com sede em Almenara. Esta está em processo de extinção há anos.
No dia 02 de outubro, em Virgem da Lapa, uma reunião com 23 prefeitos e representantes dos municípios indicou a cidade de Itaobim, como cidade de fundação da nova Associação.
Reunião: dia 12 de novembro, na AABB, a partir de 9 horas.
Várias bandeiras foram levantadas pelos prefeitos. Duas unificam as 3 microrregiões. Uma delas é a pavimentação de dois trechos da BR 367 – Almenara-Jacinto-Salto da Divisa e Virgem da Lapa-Berilo-Chapada do Norte-Minas Novas.
A outra é a descentralização da UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri com a implantação de um campus em Araçuaí ou Itaobim, para atender os estudantes da região.
A associação irá representar os interesses dp Vale do Jequitinhonha diante do Governo federal, estadual, empresas públicas e privadas, propondo a elaboração e implantação de um projeto sustentável para o Vale do Jequitinhonha.
Comissões organizadoras
Nesta reunião foram criadas três comissões:
Comissão Jurídica que está cuidando da organização institucional. Esta Comissão é composta por dois advogados que são da assessoria jurídica das prefeituras de Virgem da Lapa e de Araçuaí, além da participação dos prefeitos de Diamantina: Geraldo da Silva Macedo, de Araçuaí: Aécio Silva Jardim, e de Itamarandiba:Tom Costa.
Comissão de Mobilização e Comunicação tem como objetivos mobilizar outros prefeitos para a próxima reunião, comunicar aos órgãos de imprensa o que está se fazendo no Vale politicamente.
É composta pelo prefeito do Serro: Guilherme Simões Neves; de Veredinha: José Edmar Cordeiro; de Virgem da Lapa: Dim Moreira Martins; de Itaobim: João Pereira dos Santos; de Jequitinhonha: Roberto Alcântara Botelho; e de Jacinto: Carlos Dantas.
Comissão Legislativa que tem a finalidade de mobilizar os vereadores. Ficou composta pelos vereadores Zé de Souza Brito, de Jequitinhonha; Welliton Dias, de Jacinnto; Cleoson Clemer Monteiro(Kessinha), de Virgem da Lapa; José Maria Pereira, de Francisco Badaró; José Adalton Carneiro, de Itamarandiba; Vicente Gonçalves Ferreira, de Veredinha.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O Vale está agora no caminho certo. Temos sim que unir todos os munícípios pois com isso teremos muito mais força. É isso que outras regiões de Minas como o Sul e o Triângulo mineiro tem feito e tem obtido muito êxito. E como disse a Estudante Clarice tem que ser "Um por todos"".

Postar um comentário