sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Vida e mistérios do rio no Teatro de Bonecos

Teatro de Bonecos mostra a vida e os mistérios do Rio
“Os olhos do Surubim Rei” se apresenta em 10 cidades do Vale
A peça “Os Olhos do Surubim Rei”que mescla técnicas inusitadas como manipulação de bonecos em espelho d’água e projeções de sombras, está sendo apresentada na região de do Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas.
Estão sendo contempladas dez localidades: Botumirim, Cristália, Grão Mogol, Coronel Murta, Virgem da Lapa, Araçuaí, José Gonçalves de Minas, Berilo, distrito de Lelivéldia (Berilo) e Leme do Prado. As apresentações tiveram inicio dia 19 de outubro e se encerram em 27 de novembro.
O espetáculo é montado no interior de uma tenda com arquibancada que comporta até 120 pessoas por apresentação. A peça fica em cartaz por dois ou três dias em cada localidade, onde são realizadas três ou quatro apresentações diárias com cerca de 50 minutos de duração. As encenações são vistas pelo público em geral e por estudantes cumprindo uma programação montada em parceria com as secretarias de Cultura e Educação dos municípios.
Segundo o diretor de Geração e Transmissão da Cemig, Luiz Henrique de Castro Carvalho, o trabalho reúne arte, cultura e meio ambiente e, por isso, tem tudo a ver com o Vale do Jequitinhonha. “A iniciativa acontece no âmbito do Programa Peixe Vivo, da Cemig, e contempla, também, as atividades de comunicação e educação ambiental desenvolvidas pela usina de Irapé junto às comunidades locais”.
Teatro de bonecos
O roteiro da peça, criado pelo Grupo Kabana de Belo Horizonte, foi cuidadosamente elaborado, inspirando-se no teatro de bonecos sobre a água de Hanói, no Vietnã, após um estudo dos diversos elementos que compõem o imaginário da região. O trabalho foi adaptado para a realidade do Vale do Jequitinhonha e sua rica cultura, levando em conta as lendas e vivências da população ribeirinha do rio Jequitinhonha.
Cerca de 20 bonecos criados e utilizados para representar personagens que vão desde o pescador e lavadeiras até o mítico caboclo d'água e o imenso surubim rei, principal atração.
A direção geral é de Mauro Xavier, do Grupo Kabana, que trabalha com bonecos há 29 anos. A dramaturgia é de Nélida Prado, direção e confecção de bonecos de Tião Vieira, poemas de Castro Alves e MLX e trilha sonora original de Pedro Delgado e Geovanne Sassá, que se apresentam ao vivo em cada um dos espetáculos.
Programação das apresentações:
O espetáculo cumpre uma programação para se apresentar em 10 localidades. Neste 20 de novembro está em cartaz na cidade de Berilo. Já se apresentou nas cidades de Botumirim, Grão Mogol, Cristália, Lelivéldia (distrito de Berilo), Virgem da Lapa, Araçuaí e Coronel Murta.
Programação:
19 e 20/11 (QUI. e SEX.) – BERILO
23 e 24/11 (SEG. e TER.) – JOSÉ GONÇALVES DE MINAS
26 e 27/11 (QUI. e SEX.) – LEME DO PRADO

Fotos: Cartaz da Peça; Tenda armada na Praça Dr Antonio Carlos em Berilo e Alunos da Escola Estadual de Berilo e Pré-Escolar Mundo Mágico.,
Com informações do Portal Peixe Vivo, da Cemig

Nenhum comentário:

Postar um comentário