segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Festival de Franco Caipira movimentou Serro

Festival de Frango Caipira movimenta Vale do Jequitinhonha
São Gonçalo do Rio das Pedras/Serro/ Alto Jequitinhonha
O tradicional frango caipira foi o protagonista dos pratos do IV Festival de Gastronomia Frango Caipira, realizado entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, em São Gonçalo do Rio das Pedras, distrito de Serro, no Vale do Jequitinhonha.
Desde o famoso frango com quiabo até as mais inusitadas criações foram apresentadas por todos os restaurantes da cidade.
O evento, que começou tímido, hoje, recebe turistas de várias partes do Estado.
Organizado pelo Grupo Gestor do Programa Turismo Solidário, coordenado pela Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan) / Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), o festival já faz parte do calendário de São Gonçalo do Rio das Pedras e além de fomentar o turismo local, aquece o comércio e a troca de receitas e experiências.
De acordo com a produtora do evento, Cleide Greco, a quarta edição do festival agregou mais adeptos da boa culinária, em um evento repleto de cheiros, sabores, cores, temperos, prosa e cultura. “Um deleite para quem sabe o que a terra tem de bom”, declara.
Turistas de perto e de longe
Josefina Motta, de Diamantina, é uma dessas pessoas. Ela aprecia o festival desde a primeira edição e, este ano, se preparou para o evento, com uma turma de amigos. Josefina aponta o frango ao vinho e o frango com pequi como os seus preferidos.
“Além disso, gosto do papo com os amigos, das longas caminhadas e da cidade como um todo. Adoro comprar os quitutes e o artesanato que são comercializados na feira de sábado. Tenho certeza que este ano será muito bom, como todos os outros” conclui.
Movimento fora de temporada
Jovelina Lopes, proprietária de um receptivo familiar do Programa Turismo Solidário, em São Gonçalo do Rio das Pedras há dois anos, classifica o Festival de Gastronomia como “fantástico, pois traz mais movimento fora de temporada”. Ela também não perde a oportunidade de experimentar os pratos e já elegeu o melhor: frango com ora-pro-nobis.

Os receptivos familiares são acomodações aconchegantes em casas de famílias, que foram capacitadas pelo programa Turismo Solidário para receberem os turistas, de forma a integrar o visitante à comunidade e à cultura local.
A estadia é oferecida a preços mais acessíveis e proporciona ainda ao turista a oportunidade de interagir com a comunidade, numa troca solidária de gastronomia, lazer e cultura.
Cada ano melhor
Aparecida Souza Ribeiro, a Cida, é proprietária de um bar tradicional em São Gonçalo do Rio das Pedras e conta que a cada ano o evento se torna mais conhecido e melhor.
“Na primeira edição do festival, cozinhamos 20 frangos. Na última, ano passado, foram 50 frangos durante o evento e no último dia faltou”, lembra.
Cida cria as galinhas e elas saem direto do quintal para a panela. E um detalhe especial: os frangos são feitos em panela de pedra e fogão a lenha. O prato predileto da proprietária é o tradicional frango ensopado com cebolinha e angu, uma das mais simples e deliciosas versões do frango caipira.
“O evento é muito especial, pois é uma forma de aumentar o turismo na cidade”, conclui.
Gosto de cultura
Paralelas ao evento gastronômico, foram realizadas atividades culturais. No sábado (31), quem esteve em São Gonçalo visitou a feira de artesanato com todos os seus produtos típicos e conferiu shows com músicos locais e da região.
O IV Festival de Gastronomia Frango Caipira conta com apoio da Prefeitura local, Sebrae e Ministério do Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário