quinta-feira, 5 de novembro de 2009

LGBT do Vale quer cidadania

Direitos e Cidadania LGBT no Vale
Jequitinhonha sedia Seminário LGBT nesta sexta e sábado
Acontece, nos dias 6 e 7 de novembro, nesta sexta e sábado, o Seminário de Direitos e Cidadania LGBT, na Câmara dos Vereadores de Jequitinhonha, no Baixo Jequitinhonha.
O evento é uma promoção da UFMG, a partir do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha e do Nuh - Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT. O evento tem o apoio da Fecaje - Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha e da Prefeitura Municipal de Jequitinhonha.
O Seminário foi desenvolvido a partir de uma demanda de comunidades LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) da região do Vale, que já vinha se manifestando informalmente durante o Festivale - Festival de Cultura do Vale Jequitinhonha.
A iniciativa busca fomentar a organização e consolidação do movimento LGBT no Vale, com vistas a uma atuação politicamente relevante.
A programação do seminário propõe a discussão de temas como história, identidade, saúde, direitos humanos e homofobia. As mesas de discussão serão compostas por representantes políticos, profissionais e estudiosos do tema.
Os interessados em participar deverão se inscrever através do endereço eletrônico da Secretaria de Educação de Jequitinhonha (smejequita@yahoo.com.br), enviando nome completo e telefones para contato. As inscrições são gratuitas.
Confira a programação do evento:
06/11 – Sexta-feira

09h00minh - 10h00minh: Mesa de Abertura
Convidados:Roberto - Prefeito de Jequitinhonha; Carlos Rodrigo Almeida - Representante das Blayblaydys; Márcio Simeone - Coodernador do Programa Pólo de Integração da UFMG com o Vale do Jequitinhonha; Breno - Secretário de Cultura; Iracilda - Secretária de Educação; Ângela Freire - Diretora executiva da Fecaje; Cléa Amorim - Grupo de Trabalho Estadual de Gênero da ASA Minas e Agente da Cáritas Diocesana de Araçuaí; Daniel Arruda - Representante do Nuh; Liliane Anderson - Representante da ABGLT
10h - 12h:
Mesa 1 - História, Identidades e Saúde.
-História LGBT: Anderson Cunha - Representante do Cellos Contagem ( Centro de Luta e Orientação Sexual)
-Identidade de Gênero: Keila Simpson - Atrasba (Assoc. De Travestis e Transexuais de Salvador).
- Saúde e Prevenção DST/Aids: Eduardo Barbosa - Ministério da Saúde/ DST-AIDS
14h - 16h: Mesa 2 - Direitos Humanos e Homofobia
-Programa Brasil Sem Homofobia e Centros de Referência LGBT: Eduardo Santarelo
-Homofobia Institucional: Daniel Arruda - Mestrando em Psicologia -UFMG
-Psicologia e Homossexualidade: Ângela Oliveira Guimarães - Conselho Regional de Psicologia20 minutos para exposição e 40 para debate
07/11 - Sábado
09h - 12h: Mesa Temática: Educação e Diversidade

- Ações Afirmativas: Claudia Mayorga - Professora do Departamento de Psicologia UFMG
- Transexualidade e Educação - relato de história de vida: Fayla - Representante das Blayblaydys

Com informações do Pólo Jequitinhonha, da UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário