segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Maria José quer curso de Medicina em Teófilo Otoni

Prefeita Maria José quer curso de Medicina no Mucuri
Ministro dá parecer a favor de Teófilo Otoni
A Prefeita de Teófilo Otoni, Maria José Haueisen Freire, esteve em Brasília nos dias 17 e 18 de novembro de 2009, para audiências junto a órgãos do Governo Federal.
No Ministério da Educação, a Prefeita , acompanhada dos Prefeitos Nego Sampaio (Poté), Dr. Jenner (Caraí), e Nem dos Santos (Franciscópolis), participaram de um encontro com o Ministro Fernando Haddad, para discutir a implantação do curso de medicina na Universidade Federal de Teófilo Otoni.
Maria José fez uma ampla defesa sobre a necessidade do curso em Teófilo Otoni, haja vista a cidade ser pólo macrorregional atendendo cerca de 1 milhão de pessoas por mês na saúde e que o município sofre com a carência de médicos. A Prefeita argumentou ainda as especialidades já desenvolvidas em Teófilo Otoni como os serviços de oncologia, cirurgias cardíacas, oftalmologia, hemodiálise e órtese e prótese a ser implantada.
“Teófilo Otoni possui hoje uma estrutura hospitalar que favorecerá os estudantes de medicina na época dos seus estágios e residências médicas, diferentemente de Diamantina que só possui dois hospitais. Além disso, a cidade atende municípios só do Alto Jequitinhonha”, salientou a prefeita.

Na reunião foi feito um paralelo geográfico, pois hoje Diamantina já se favorece pela proximidade das Universidades Federais em Belo Horizonte e Montes Claros, enquanto para Teófilo Otoni a mais próxima fica em Belo Horizonte a 450 quilômetros.
Defesa de Diamantina
O vice-reitor da Universidade estava presente e colocou para o ministro a proposta da UFVJM, já aprovada pelo Conselho da Universidade, que é iniciar o curso em Diamantina e os últimos três anos serem terminados em Teófilo Otoni.
A Prefeita Maria José argumentou que a proposta é inusitada e nunca vista em nenhuma universidade do país, frisando ainda, o transtorno na vida acadêmica dos estudantes quando da deslocação de suas moradias.
Ministro: curso de medicina tem que ser em Teófilo Otoni
O ministro Fernando Haddad explicou que estranhava a proposta da UFVJM e ratificou o pensamento da Prefeita Maria José. Para ele, a proposta da UFVJM houve pouca aceitação pelo Ministério.
O ministro afirmou categoricamente: “O curso de medicina deve ser implantado em Teófilo Otoni por todos os argumentos levantados pela Prefeita Maria José e pela real necessidade do Vale do Mucuri”, destacou Fernando Haddad.
A prefeita Maria José saiu do encontro esperançosa da vitória e aguarda manifestação do MEC.
Outras vitórias
Maria José também esteve no DNIT acompanhada do Secretário de Governo, Rudson Kerley, onde em reunião com o diretor geral Luiz Antonio Pagot, solicitou celeridade no processo de contratação dos estudos viabilidade técnica e econômica da implantação do Anel Rodoviário.
O Secretário Municipal de Governo, Rudson Kerley, informou que esse estudo é importante para a definição da obra.
“Ele indicará o montante de recursos necessários e se a obra há condições técnicas de realização”, frisou. Rudson disse ainda, que a obra é de fundamental importância para o município uma vez que vai melhorar de forma significativa o trânsito urbano e permitirá o escoamento da produção de forma mais ágil.
A prefeita Maria José aproveitou ainda para visitar alguns gabinetes de deputados, visando conseguir alocação de emendas parlamentares no orçamento de 2010.
Ela fez gestão para repasse de recursos para o Hospital Santa Rosália e ainda assegurou recursos na ordem de R$ 1,5 milhão para construção da Praça da Juventude, projeto esse que irá marcar a administração da Prefeita Maria José na política do esporte.
O Secretário de Governo, Rudson Kerley, informou que a Praça da Juventude é um complexo esportivo com área construída de 10.000 m² que permitirá ao cidadão a prática de diversas modalidades esportivas. “Terá pista de atletismo, quadras de futebol society, academia, anfiteatro para show, espaço de convivência para idosos e outros espaços”, explicou o secretário.
Fotos: Wanderley Pessoa/MEC
Fonte: Diário do Jequi

Nenhum comentário:

Postar um comentário