quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Mineração e meio ambiente são temas de Audiência Pública

Questões ambientais na mineração geram Audiência Pública, em Capelinha
A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial passou por Capelinha Alto Jequitinhonha, nesta quarta-feira (25/11/09), para discutir a situação de trabalhadores e comerciantes de pedra, areia e cascalho.
Eles procuraram a Assembleia Legislativa de Minas Gerais para relatar restrições a seu trabalho, por causa da atuação de órgãos ambientais, entre eles o Instituto Estadual de Florestas (IEF).
A comissão tem o objetivo de buscar uma solução para o impasse. A audiência pública foi às 9h30, na Câmara Municipal de Capelinha (Rua José Pimenta, 5, Centro).
De acordo com o presidente da comissão, deputado Vanderlei Jangrossi, a economia de Capelinha gira em torno da mineração, e as restrições impostas pela fiscalização ambiental estão impedindo boa parte da população de trabalhar.
"A cidade praticamente parou, o que causa muitos problemas, sobretudo o desemprego", afirma o parlamentar.
A audiência tem também o objetivo de esclarecer os trabalhadores e comerciantes locais sobre a legislação ambiental em vigor, para evitar que eles sejam alvo de punições por desconhecimento da lei.
Foram convidados para discutir o assunto o prefeito de Capelinha, Pedro Vieira da Silva; o presidente da Câmara Municipal, Valdir Gomes dos Santos; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho; o diretor-geral em exercício do IEF, Shelley de Souza Carneiro; a superintendente regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Jequitinhonha, Eliana Piedade Alves Machado; o sargento do Grupamento de Polícia Ambiental, Adilson Passos de Oliveira; o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público, Luciano Badini; o chefe do 3º Distrito do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Sérgio Augusto Dâmaso de Sousa; e o trabalhador na extração do minério Luiz de Marilac Pinheiro.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ALMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário