segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Medalha Teófilo Ottoni homenageia personalidades

Medalha Teófilo Ottoni homenageia pessoas e instituições
30 agraciados deverão ter relevantes serviços no norte e Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Serro – Alto Jequitinhonha
Nesta segunda-feira, 30/11, às 11h, no auditório da Pontifícia Universidade Católica na cidade do Serro, no Médio Jequitinhonha, haverá a solenidade de entrega da Comenda Teófilo Ottoni.
Nesta terceira edição da Medalha serão agraciadas 30 personalidades. A solenidade acontece no auditório da unidade da PUC Minas, do Serro, no Alto Jequitinhonha.
Quem é homenageado
A Medalha Teófilo Ottoni foi criada em 2007, através da Lei 16.920, por iniciativa do deputado Alberto Pinto Coelho, presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. A comenda homenageia pessoas e instituições que tenham se dedicado ao desenvolvimento político, cultural, econômico e social das regiões Nordeste de Minas Gerais, Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, e Norte de Minas.
A lei prevê que a entrega da medalha seja feita anualmente, em cerimônia realizada no mês de novembro, alternadamente nos municípios do Serro e de Teófilo Ottoni.
Em 2007, a solenidade foi realizada no Serro e em 2008 em Teófilo Ottoni, como prevê a legislação.
Quem foi Teófilo Ottoni
Teófilo Benedito Ottoni nasceu em 1807 na Vila do Príncipe que, naquela época, era sede da Comarca do Serro Frio (a maior comarca entre as cinco de Minas Gerais). Aos 19 anos, entrou para a Escola da Marinha no Rio de Janeiro, onde se graduou como guarda-marinha. Em 1830, voltou ao Serro onde fundou o jornal “Sentinela do Serro”, porta-voz de suas propostas de vanguarda.
Conhecido como o Capitão da Casaca Branca, por seus ideais revolucionários, elegeu-se deputado provincial por Minas Gerais (1835) e deputado-geral (1839). Liderou a revolução liberal em Minas Gerais (1842) e, após ser derrotado, foi preso e conduzido a pé para Ouro Preto. Anistiado pelo imperador Dom Pedro II em 1844, foi reeleito deputado por Minas Gerais no ano seguinte. Afastou-se da política, em 1850, e fundou uma empresa de comércio e colonização no interior do estado, a Companhia do Mucuri, para promover o desenvolvimento e colonização do Vale do rio Mucuri. Através da empresa, promoveu a navegação do rio, construiu a rodovia de Santa Clara, catequizou índios e incentivou a instalação de imigrantes europeus no Vale de Mucuri. Na confluência do Ribeirão Santo Antônio com o Rio Todos os Santos, fundou a vila de Filadélfia, embrião da hoje cidade de Teófilo Ottoni.
Foi um dos idealizadores da Ferrovia Bahia-Minas, ligando o Porto da Ponta de Areia, na Bahia, cruzando o Mucuri e Jequitinhonha até Araçuaí. A estrada funcionou de 1880 até 1962. Em 1965, o Governo Militar mandou arrancar seus trilhos. Voltou à política em 1860 e elegeu-se senador em 1864.
Muito doente, com a febre da antiga maleita, morreu no Rio de Janeiro, em 1869, vítima de intoxicação miasmática, adquirida no Mucuri.
Agraciados com a Medalha Teófilo Ottoni - 2009
Alice Lorentz De Faria Godinho, Funcionária Pública; Cândido Ferraz Alves, Prefeito Municipal de Pontos dos Volantes ; Érica Campos Drumond, Secretária de Estado ; Fábio Antônio Da Silva Pereira, Professor – In Memoriam; Gecernir Colen, Professor Universitário ; Gervásio Barbosa Horta, Compositor Musical; Giovanni Battista Lisa, Padre ; Gustavo Botelho Neto, Delegado Geral de Polícia ; Íris Soriano Nunes Miglio, Professora; Joaquim Giovani Mol Guimarães, Dom, Reitor da Puc - Minas ; Jordão Bueno Júnior, Tenente-Coronel PM ; José Dos Santos Silva, Vereador; José Fernando, Deputado Federal (Mg) Saraiva Felipe, Deputado Federal (MG); Juscelino José de Magalhães, Juiz de Direito ; Lúcio José De Figueiredo Sampaio, Administrador de Empresas; Mafran Abrantes Couy, Médico; Marcelo Silva Ramos, Empresário; Marcelo Soares de Andrade, Produtor Cultural ; Marconi Fagundes Gomes, Vereador; Maurílio Andrade Arruda, Prefeito Municipal de Januária; Mauro Tunes Júnior, Empresário; Nanza De Miranda Melo, Vereadora; Neilando Alves Pimenta, Advogado ; Pedro Martins Abrantes, Líder Político – In Memoriam ; Reynaldo Ottoni Porto, Historiador – In Memoriam ; Roberto Alcântara Botelho, Prefeito Municipal de Jequitinhonha ; Sebastião Pimenta Barroso, Advogado; Silvana Aline Dumont Hallack, Vereadora e Walter Antônio Adão, Agrônomo.
Com informações da Agência Minas.

Um comentário:

Edmo da Cunha Pereira disse...

Oi Banu. Por causa desta notícia acabei achando seu blog. Gostei muito, parabéns! Vamos manter contato. Tenho um blog profissional bem interessante, o "Usina de Gestão", na área da Gestão Pública e Social: www.usinadegestao.blogspot.com Mantenho também um outro sobre o Serro, nossa terrinha: www.serromg.blogspot.com Apareça. Abração. Edmo Cunha

Postar um comentário