segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Carta ao Presidente Lula sobre a BR 367

Carta ao Presidente LULA

Senhor Presidente,

O senhor cohece a BR 367. Foi nesta rodovia que o senhor passou na primeira semana de outubro de 1995, na Caravana da Cidadania.

Saindo de Diamantina, de carro, o senhor passou por Mendanha, por Couto Magalhães de Minas, pelo Chapadão, por Turmalina, até chegar em Minas Novas.

No dia 05 de outubro de 1995, em Minas Novas, no Salão da Câmara Municipal foi-lhe entregue documento com reivindicações do povo do Vale. A pavimentação da BR 367 estava lá como obra fundamental para o desenvolvimento regional.

No dia seguinte, 06 de outubro, de manhã, o senhor pegou a rodovia da poeira, andou 20 km até Chapada do Norte. O povo fechou a Praça principal da cidade e reivindicou o compromisso de asfaltar a BR 367, como se já previsse a conquista da Presidência da República. Tem documento assinado, segundo o presidente do PMDB, Sineval Aguilar.

O senhor seguiu viagem pela BR 367 rumo a Berilo, a 22 km dali. Passou por uma ponte perigosa, de madeira, sem guarda-mão, sobre o rio Capivari, logo na saída de Chapada do Norte. Sacolejou pelos buracos da BR, passando por outra ponte de madeira, sobre o Córrego do Água Suja.

Em Berilo, naquele dia 6 de outubro, junto a centenas de pessoas, eu, Álbano Silveira Machado, li um abaixo-assinado com uma série de reivindicações sobre desenvolvimento regional, tendo a pavimentação da 367 como base essencial. Entreguei o documento em suas mãos, ao lado do presidente do PT local, José Anacleto Dias, o Zé Finim, na Praça Dr Antônio Carlos. O senhor falou do direito dos trabalhadores rurais`a aposentadoria e do descaso doo Governo federal com o Vale do Jequitinhonha, tá lembrado?

O documento foi entregue por mim. Como testemunhas estavam seus amigos de primeira hora: o teólogo Leonardo Boff e o grande cientista, geógrafo Aziz Ab’Saber, que o acompanhavam. Romênio Pereira, atual Secretário Nacional de Organização do PT, e o ex-embaixador de Cuba, Tilden Santiago, também estavam presentes.

Saindo da cidade, Presidente, o senhor cruzou uma ponte de madeira, de 120 metros, sobre o rio Araçuaí. A placa de sinalização indica carga máxima de 10 toneladas. Mais de 50 já passaram ali, rangendo a madeira.

Antes de chegar, a 30 km, em Virgem da Lapa, o senhor passou por mais 3 pontes de madeira. A ponte de cimento sobre o Ribeirão Barbosa as águas levaram, em janeiro de 2004, durante o seu governo. Até hoje não a reconstruíram.

Em Virgem da Lapa, a Praça da Baixinha encheu de gente para ver Lula, o futuro presidente do Brasil. Mais um documento foi entregue exigindo a pavimentação da BR 367.

Em Almenara, no final da Caravana, em grande reunião regional, mais um documento de reivindicação foi entregue ao senhor. Podia ser um documento só, mas foram vários.

No documento final da Caravana da Cidadania do Jequitinhonha está inscrito uma das principais reivindicações do povo do Vale e um compromisso assinado pelo senhor e pelo PT Nacional: a pavimentação da BR 367.

Quando já eleito e empossado presidente da República, o senhor esteve, nos primeiros dias de seu governo, em Araçuaí. No palco armado do Aeroporto, a então prefeita Maria do Carmo Ferreira, a sua amiga Cacá, lhe entregou em nome de 42 entidades, um documento do Fórum Popular de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Vale do Jequitinhonha. No item da infra-estrutura destacava-se como fundamental a pavimentação da BR 367.

O senhor sabe que a BR 367 liga dois Patrimônios Culturais da Humanidade, Porto Seguro e Diamantina. São 648 km, faltando pouco mais de 100 km para pavimentar, nos trechos Almenara-Jacinto-Salto da Dvisisa-Itajimirim(BA) e Virgem da Lapa-Berilo-Chapada do Norte-Minas Novas. A pavimentação da BR 367 vai desafogar o fluxo de veículos da litorânea BR 101, da BR116, a Rio-Bahia, e a BR 251 que passa por Salinas e Montes Claros.

Portanto, senhor Presidente, solicitamos que extirpe esta chaga do seu Governo. O senhor conheceu a doença, em 1995. A situação piorou, pode ir para a UTI. O Governo tem o remédio, a cura. Depende da sua vontade política.

Assinado,

Álbano Silveira Machado e quase um milhão de moradores do Vale do Jequitinhonha

Nenhum comentário:

Postar um comentário