sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Municípios produtores de eucalipto se organizam

Municípios produtores de eucalipto se organizam
Itamarandiba - Alto do Jequitinhonha
A AMPROED – Associação dos Municípios Produtores de Eucalipto reuniu-se no dia 06 de novembro, em Itamarandiba, no Alto Jequitinhonha, quando foram tomadas decisões de incluir vários municípios para fortalecer a entidade e buscar benefícios para suas localidades.
A reunião aconteceu na residência do prefeito de Itamarandiba, Tom Costa, com a presença de Bernardo Vasconcelos, diretor do Grupo Rima e presidente da Associação Mineira de Silvicultura – AMS.
Estiveram presentes os prefeitos de Bocaiúva, Capelina, Carbonita, Cristália, Minas Novas, Riacho dos Machados, Turmalina e Veredinha, municípios que já fazem parte da Amproed.
Além desses, foram convidados e participaram os municípios de Josenópolis, Olhos D’Água e Senador Modestino Gonçalves que enviaram representantes.
Participaram também vereadores, empresários locais e representantes da Cooperativa dos Produtores de Eucalipto do município de Itamarandiba.
A reunião teve o propósito de discutir assuntos de grande relevância para toda a região. A crise mundial e seu impacto nos municípios produtores de eucaliptos foi um dos assuntos abordados.

Novos filiados
A Assembléia Geral aprovou a inclusão dos municípios da margem esquerda do Jequitinhonha na Amproed. Com uma votação unânime foram aceitos como sócios Bocaiúva, Cristália, Riacho dos Machados, Padre Carvalho e Olhos D’Água.
Segundo Bernardo Vasconcelos, “a admissão dos novos municípios é de grande relevância; pois, será o seguimento de aliança de trabalho junto ao Governo que trará recursos para toda a região. Devo ressaltar que essa união se faz em momento muito feliz e tenho certeza que dará muitos frutos”.
O Presidente da Amproed e Prefeito de Veredinha, José Edmar Cordeiro, diz acreditar ainda mais no fortalecimento da Associação. De acordo com ele, a Associação busca discutir a agrosilvicultura dos municípios junto a grupos como Arcelor Mittal, Rima e outros.
“A nossa Associação busca um diálogo com empresas no intuito não somente econômico, mas, principalmente social. Quanto mais integrantes tivermos maior será nossa força”, ressaltou.

Palavra dos Prefeitos
Para o Prefeito de Bocaiúva, Ricardo Veloso, a participação do município bocaiuvense na Amproed é justiça que se faz, pois, segundo ele, Bocaiúva é uma das grandes produtoras de madeiras e carvão provenientes do eucalipto. Além disso, ele vê na Associação grande aliada na luta pelos interesses e direitos que os municípios possuem.
“Ao fazermos partes da Amproed nos tornamos grandes parceiros de força para aquisição de recursos, principalmente na área social. Os recursos que vão para outros lugares podem e devem ser investidos na nossa região.”, afirma Veloso.
Tom Costa, o anfitrião

O anfitrião Tom Costa, lembrou aos presentes que a Amproed começou há mais tempo, contudo, somente agora tem dado certo. Segundo ele, isso se deve pelo companheirismo existente e completou “A Amproed tem um diferencial das demais associações. A nossa união é visível e sincera, pois, sabemos: o que é bom para um é bom para o outro.”
Tom Costa fez questão, ainda, de agradecer em público o Diretor do Grupo Rima, Bernardo de Vasconcellos pelo apoio dado ao município em época de crise. “Quero agradecer a todos os presentes pela participação em reunião tão relevante. Porém, faço meus sinceros agradecimentos ao Bernardo. Por que no momento mais difícil do município itamarandibano o Grupo Rima recebeu nossa produção.”, diz.

A próxima reunião da Amproed será no dia 04 de dezembro, às 09 horas, na cidade de Carbonita.
Com informações do http://www.ttamigos.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário