sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Gêmeos do Serro fazem espetáculo no Teatro Alterosa

Gêmeos do Serro fazem sucesso cultural
TREM DE MINAS – CAUSOS E VIOLAS, COM A DUPLA LEO E LEO
Gêmeos univitelinos, Leosino e Leonildo Miranda Araújo, de 51 anos, tentaram de tudo antes de subir ao palco pela primeira vez, em 2004, já como a dupla Leo & Leo. Atração desta quinta e sexta, no Teatro Alterosa, eles apresentam o espetáculo Trem de Minas – Causos e violas.
Do livro-gêmeo Poeta de rua/O despertar da sensibilidade, de 1999, ao atual espetáculo, com a participação dos músicos Victor Batista (viola) e Daniel Mariano (acordeão), os irmãos do Serro, no Vale do Jequitinhonha, trilham carreira de sucesso, com um trabalho calcado na mineiridade. Enquanto Leosino investe no aspecto histórico do tema, Leonildo se aprofunda nos dialetos, em prosa e verso.
Além do trabalho em dupla, os gêmeos desenvolvem solos, que apresentam país afora.Em Trem de Minas – Causos e violas, eles interpretam personagens como o coronel Apolodoro, “um sujeito simplesmente corajoso, macho pra diacho, conquistador de corações, que detesta contar vantagem”; e Gerunço Froidilino a seu dispô, “um caipira jeitoso, sujeito espelenguendoso, que istudô pra burro, com ispirilituosidade invejávi, umírdi de nascença e de munta cráci”.
Há ainda a Mãe Preta e Pafúncia, “que trocam receitas e um dedo de prosa à beira de um fogão a lenha”, e dois velinhos que conheceram em suas viagens.
Segundo Leosino, em cena um está sempre ajudando o outro, porque se entendem muito bem: “Estamos nos ouvindo mutuamente para crescer”.
A coragem, o empenho e a fé de realização são os aspectos que ele mais admira no irmão Leonildo.
Casados e com filhos (Leosino tem três; Leonildo, dois), eles hoje moram em Belo Horizonte, incorporando à perfeição o biotipo mineiro, usando desde recursos de linguagem aos cênicos para dar maior veracidade aos personagens.
TREM DE MINAS – CAUSOS E VIOLAS, COM A DUPLA LEO E LEO
Quinta e sexta, às 21h, no Teatro Alterosa (Av. Assis Chateaubriand, 499, Floresta).
Ingressos a R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada).
Assinantes do Estado de Minas têm 20% de desconto no valor da inteira, na bilheteria do teatro. Informações: (31) 3237-6611.
Fonte - Diario do Jequi

Um comentário:

Adiléa Generoso disse...

Parabéns pelo blog e por divulgar estes talentos da minha cidade. Fico muito orgulhosa por isso.Abraços

Postar um comentário