sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Entidade Regional une Vale do Jequitinhonha

UmVALE Mais de 100 prefeitos e vereadores decidem unir o Vale

Entidade criada pode ser uma das maiores e mais fortes de Minas GeraisFoto do final do Encontro dos Prefeitos e Vereadores do Vale
O 12 de novembro de 2009 pode ser considerado um dia histórico no Vale do Jequitinhonha. 44 prefeitos, 38 vereadores, 21 ex-prefeitos e ex-vereadores, outras lideranças políticas, técnicos e servidores públicos se reuniram para criar uma unidade de representação política para defender a bandeira do desenvolvimento regional sustentável. O Encontro de Prefeitos e Vereadores do Vale aconteceu na AABB, de Itaobim, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais. As lideranças explicaram que nenhum deputado federal, estadual ou senador seriam bem-vindos. O encontro seria de apenas lideranças locais e regionais.
Os membros da Comissão Organizadora apresentaram a proposta de organização de uma entidade com um nome sugestivo: UmVale, com a idéia de união de todo o território da Bacia do Jequitinhonha, inclusive com a participação dos municípios da margem esquerda, que hoje estão no norte de Minas.

Nossas riquezas roubadas
Padre Jê, prefeito de Diamantina, coordenou a reunião, afirmando que o Vale do Jequitinhonha tinha uma riqueza mineral maior que o Vale do Aço, precisando apenas de investimentos. “Somos ricos, precisamos fazer gestões para nossas riquezas não serem apropriadas por outros como aconteceu com o eucalipto, a Tejucana e Andrade Gutierrez na exploração de ouro e diamante e tantos outros”, afirmou. Ele acrescentou que a Vale do Rio Doce quer desenvolver um projeto “A Vale no Vale”, com investimentos sociais e econômicos.
Roberto Botelho, prefeito de Jequitinhonha, disse que “nunca tivemos tanto procura de união. Isso vem acontecendo no mundo e também no nosso Vale”. Ele denunciou que Diamantina, durante décadas, recebe recursos em nome do Vale e acrescentou que é preciso o Vale se unir geograficamente, socialmente, economicamente e culturalmente.

Foto: Vereadores reivindicam participar com direito a voz e voto
Sócios: Prefeitos e Vereadores
O advogado David Sena apresentou uma proposta de Estatuto da nova entidade e, juridicamente, traçou os passos a serem seguidos: 1 – Assinatura de um Protocolo de Intenções; 2 – Ratificação do Protocolo pelas Câmaras Municipais; 3 – Constituição do Estatuto ou Contrato; 4 – Eleição de Diretoria; 5 – Registro da entidade.
A reunião aprovou que a sede da entidade será em Itaobim, no Médio Jequitinhonha, principal tronco rodoviário da região, no cruzamento da BR 116 com a 367. Os objetivos são de ações múltiplas, buscando a melhoria das condições de vida do em uma concepção de desenvolvimento sustentável.

O vereador Jadilson Cordeiro, de Turmalina, questionou a ausência dos vereadores como sócios-natos que teriam direito a votar e ser votado. Os prefeitos de Virgem da Lapa, Dim Martins, Teco Soares, de Chapada do Norte, e Márlio Costa, referendaram o direito dos vereadores como sócio-fundadores e participantes ativos da UmVale.
A contribuição mensal de cada município será proporcional ao seu FPM – Fundo de Participação dos Municípios, ou 0,12% de sua cota. Assim o pequeno município com o coeficiente de 0.6 contribuirá com R4 350,00, baseado no último mês; 0.8 com R$ 475,00; até 2.0, Diamantina, com R$ 1.150,00.
As entidades microrregionais continuarão a existir com atividades de suporte técnico e operacional para os municípios. Assim, a AMBAJ – Associação dos Municípios do Baixo Jequitinhonha; a AMEJE – Associação dos Municípios do Médio Jequitinhonha e a AMAJE – Associação dos Municípios do Alto Jequitinhonha continuarão com suas ações.
A próxima reunião foi marcada para o dia 10 de dezembro, em Santo Antônio do Jacinto, quando seria aprovado um Estatuto.
Municípios participantes
Almenara, Araçuaí,Alvorada de Minas, Berilo, Bocaiúva, Diamantina, Chapada do Norte, Comercinho, Capelinha, Carbonita, Coronel Murta, Cachoeira do Pajeú, Congonhas do Norte, Divisópolis, Dom Joaquim, Felício dos Santos, Felisburgo, Francisco Badaró. Fronteira dos Vales, Itaobim,Jacinto, Jequitinhonha, Jenipapo de Minas, José Gonçalves de Minas, Joaíma, Jordânia, Leme do Prado, Minas Novas, Medina, Padre Paraíso, Pontos dos Volantes, Presidente Kubistchek, Rubim, Rubelita, Salto da Divisa,Santa Maria do Salto, Santo Antônio do Jacinto, Serro, Turmalina, Veredinha e Virgem da Lapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário