quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Vale tem raízes e asas do povo negro

Vale do Jequitinhonha comemora Semana da Consciência Negra
Diversos municípios do Vale do Jequitinhonha estão programando várias atividades na Semana Nacional da Consciência Negra.
O evento de maior impacto e mobilização é o IV Encontro das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais que se realizará no Serro, no Alto Jequitinhonha. Para lá estão se movimentando representantes de quase 500 comunidades quilombolas de toda Minas Gerais.
O evento tem inicio no dia 20 de novembro, às 7:30 horas, com uma vasta programação: palestras, debates, trocas de experiências, oficinas, desfiles da beleza negra, cantos , danças e muitos ritmos afromineiros.
Segundo o CEDEFES – Centro de Documentação Elói Ferreira da Silva, o Vale tem mais de 125 comunidades quilombolas, ou cerca de 25% de toda a Minas Gerais. Cinco municípios formam uma mancha negra no mapa do Vale: Araçuaí, Berilo, Chapada do Norte, Minas Novas e Virgem da Lapa. Estes municípios concentram 77 comunidades quilombolas.
Berilo é o município mais negro do Vale e das Minas Gerais. Tem 27 comunidades quilombolas, deixando Chapada do Norte em segundo lugar, com 15 comunidades. Virgem da Lapa, Araçuaí e Minas Novas vem logo depois com 12 comunidades cada.
Consciência Negra
O movimento da consciência vem tomando conta de Berilo. Tem um prefeito negro, 7 dos 9 vereadores afrodescendentes, diretores de escolas, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do comércio, professores, profissionais liberais. As Conferências de Promoção da Igualdade Racial, tanto a Municipal quanto a Regional, realizadas nos dias 1 e 2 de maio deste ano, fizeram levantar o orgulho de ser negro de berilenses e de cidades vizinhas.
A proposta de resgate da Festa do Rosário dos Homens Pretos, em outubro, reviveu os melhores dias da congada, a alegria da fé dos negros, depois de 28 anos. Berilo encheu as ruas de danças, cantos e muita confraternização, ao som dos tamborzeiros da Lagoa Ezequiel.
Neste 20 e 21 de novembro, Berilo reverencia seu povo, através de manifestações culturais nas escolas e na Praça Dr Antônio Carlos. O vereador Vano Esteves, quilombola de Caititu do Meio, aprovou uma lei municipal que torna o dia 20 de novembro um dia de referência e homenagens ao povo negro de Berilo.
Virgem da Lapa vem organizando a Semana da Consciência Negra, de 17 a 22 de novembro, com vários debates, palestras e manifestações culturais.
Com certeza, vários outros eventos devem estar pipocando em todos os cantos do Vale, cuja cultura popular tem uma matriz africana e indígena.
Pouco a pouco os negros vem entendendo “o arrepio ao bater do tambor”, como canta Pereira da Viola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário