domingo, 15 de novembro de 2009

Cerâmica de Campo Alegre ganha Museu

Vale do Jequitinhonha ganha museu da cerâmica
Associação dos Lavradores e Artesãos de Campo Alegre inaugurou em outubro o Centro Histórico de Artesanato
Vendas cresceram 16,5% depois de capacitação oferecida pelo Sebrae/MG
Artesãos do Vale do Jequitinhonha criaram um museu para registrar e expor de forma permanente a história e a atualidade do artesanato em cerâmica na região.
A iniciativa é da Associação dos Lavradores e Artesãos de Campo Alegre, em Turmalina, no Alto Jequitinhonha.
No acervo estão panelas, botijas, potes, flores, animais e bonecas feitos com barro e moldados a partir de técnicas rudimentares. O artesanato feito pela nova geração também será exposto. A proposta é reunir as primeiras peças feitas pelos artesãos do lugarejo, manter vivo o ofício, mostrar o processo evolutivo do artesanato e ainda estimular o turismo na região.
Até a tinta que dá cor aos objetos é feita a partir do barro, que ganha tonalidades de rosa, marrom e vermelho, a partir da mistura com pedras da região.
As matérias-primas são extraídas nos próprios quintais das artesãs.
Parceria
Desde 2008, artesãos de Campo Alegre recebem o apoio do Sebrae/MG. Vinte e quatro artesãos foram capacitados em gestão, comercialização e design pelo Programa Sebrae de Artesanato. O objetivo era tornar o grupo preparado para produzir e vender mais.
Com o programa, os artesãos melhoraram a qualidade dos produtos, aprenderam a estipular preços e a fazer controles financeiros. A produção do grupo aumentou 2,76% e chega a 748 peças/mês.
As vendas cresceram 16,5%, exigindo maior produtividade do grupo, e o faturamento mensal coletivo é de aproximadamente R$ 4.600.Em 2009, o Sebrae/MG ajudou os artesãos no desenvolvimento de marca e embalagens, com capacitações nas áreas de vendas, cooperação e atendimento a clientes e na promoção dos produtos em feiras.
Fonte: http://www.agenciasebrae.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário