domingo, 26 de julho de 2015

Governador Pimentel lança Território do Alto Jequitinhonha no dia 4 de agosto.

Governador Pimentel anuncia o Território de Desenvolvimento do Alto Jequitinhonha, em Diamantina, dia 04 de agosto.

Espera-se a participação de mais de 400 pessoas de 19 municípios do Alto Jequitinhonha. 

O Governo de Minas Gerais está implantando uma forma diferente de governar, abrindo um espaço de debate de propostas, elaboração de diagnóstico regional e apresentação de políticas públicas, com participação intensa da sociedade e  das lideranças institucionais de cada região.

Minas Gerais foi dividido em 17 Territórios de Desenvolvimento. O Vale do Jequitinhonha foi dividido em dois Territórios: Alto Jequitinhonha e Médio-Baixo Jequitinhonha. O Território do Médio-Baixo Jequitinhonha já se reuniu duas vezes, em junho, em Araçuaí, e em 15.07, em Almenara. Também elegeu suas prioridades e 25 representantes de um Comitê Territorial, além de escolher seus representantes no Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social.
No dia 04 de agosto, será a vez do povo do Alto Jequitinhonha. Esta data foi confirmada por Neila Batista, da Coordenação da organização dos Fóruns, da Secretaria de Governo. A primeira reunião estava marcada para o dia 23.06, mas foi adiada devido à agenda do Governador Pimentel que fez questão de estar presente.

O Governador Fernando Pimentel, acompanhado de boa parte de seu secretariado, fará o lançamento do Fórum Regional do Território Alto Jequitinhonha, na cidade de Diamantina, em local a definir, com a participação de cerca de 400 lideranças regionais de 19 municípios.

Esta primeira fase terá a apresentação de diretrizes e metodologia dos Fóruns Regionais, seu funcionamento, sua organização e seu poder consultivo. 

As atividades têm início às 9 horas com o credenciamento, vindo logo após a abertura com a composição de Mesa Diretora, e terminarão por volta das 17 horas. 

O Secretário de Governo, Odair Cunha, fará uma breve explanação da proposta política de planejamento participativo e a importância da população estar sendo ouvida. Terá uma fala também o anfitrião prefeito de Diamantina, Paulo Célio, do prefeito de Carbonita e presidente da AMAJE - Associação dos Municípios do Médio Jequitinhonha, Marcos Lemos, além de um representante dos movimentos sociais ( MAB - Movimento dos Atingidos por Barragens, MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, Fetaemg, mulheres, Ação Popular da Juventude, ASA - Articulação do Semi-Árido e outros).

O Governador Fernando Pimentel confirmará seu compromisso de realizar um governo participativo, com compromisso em combater as desigualdades sociais e regionais, ouvindo a população para depois decidir.

Falará que as propostas aprovadas servirão de base para a elaboração do PPAG - Plano Plurianual de Ações Governamentais (2016-2019), além de subsídios para o planejamento a longo prazo com a a confecção do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado -PMDI (2016-2027).

Haverá um intervalo de 90 minutos para a realização do almoço que se dará no local, de forma gratuita, para os participantes do evento, quando haverá apresentações artístico-culturais de grupos do Território. 




A partir das 14 horas, o Secretário-adjunto da SEPLAG - Secretaria de Planejamento e Gestão, Wieland Siberschneider, e o Coordenador Geral dos Fóruns, Fernando Tadeu David, farão explanação sobre o funcionamento do Fórum, suas regras, seu poder e suas atribuições. 

A partir deste momento, haverá abertura de uma Plenária para se tirar dúvidas e aprovar apontamentos para o trabalho de cerca de um mês.

Segunda fase 
Ainda no mês de agosto, o Fórum voltará a se reunir em outra cidade da região. O Coordenador Geral dos Fóruns, Fernando Tadeu David, concorda que o Fórum deva ser itinerante, com realização de plenária e reuniões em diversas cidades do Pólo.

Nesta fase, haverá uma compilação de propostas feitas pelos cidadãos e entidades, constituindo um diagnóstico e prognóstico da região, com o preenchimento de um Formulário impresso distribuído ou através do fórum eletrônico.

Serão realizadas eleições para a formação de um Comitê de Planejamento Territorial - COMPLETE, com 25 pessoas da sociedade civil, que se dividirão em diversas tarefas em grupos de trabalho e áreas temáticas. Destes, 02 representantes, um da microrregião de Capelinha e outro da de Diamantina, farão parte do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social que se reunirá no dia 19 de setembro em BH para definir ações do PMDI e PPAG.

Dados do Território do Alto Jequitinhonha
Número de municípios: 19    -   População 2010: 263.616 habitantes 

O Alto Jequitinhonha tem uma das menores densidades demográficas de todos os Territórios de Desenvolvimento. São 14,46 habitantes por km², a 5ª menor entre os Territórios de Desenvolvimento.

A região é rica na produção de leite e derivados como o queijo, que gera anualmente R$ 88,7 milhões de receita, produção de café arábica e mandioca. 
Possui um grande maciço florestal de eucalipto e intenso turismo, principalmente na região do Serro e Diamantina, com a atração da arquitetura colonial e programações cuturais. A produção do mel é uma das maiores de Minas.
No entanto, a renda da população é um ponto de atenção. 



O Território tem a 4ª maior taxa de pessoas enfrentando a pobreza (24,3%) de Minas Gerais. A proporção tem caído em um ritmo mais acentuado do que a média do estado (redução de 29,4% no Jequitinhonha e de 24,2% em MG), mas precisamos fazer mais.

Municípios do Território do Alto Jequitinhonha
Alvorada de Minas, Angelândia, Aricanduva, Carbonita, Coluna, Couto Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Gouveia, Itamarandiba, Leme do Prado,  Minas Novas, Presidente Kubitschek, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino, Serro, Turmalina e Veredinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário