quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Luiz Leite, um histórico artista plástico de Minas Novas


Minas Novas comemora Centenário de Luiz Leite

Sr. Luiz Gonzaga Gomes Leite

Há 100 anos, no dia 04 de novembro de 1912, nascia na cidade de Água Boa, o último filho do casal Inocêncio de Souza Leite e Benvinda Gomes da Silva, que se tornou minasnovense, o Sr. Luiz Gonzaga Gomes Leite. 

Ótimo filho e excelente estudante, muito habilidoso, cuja arte saltava aos olhos de todos que admiravam sua bela letra e sua grande veia artística que o consagrou como um grande pintor. 
Seus belos quadros hoje ornamentam as prefeituras de Minas Novas, Turmalina, Chapada do Norte, Berilo e outros tantos lares.

Destacou-se como Prefeito de Minas Novas, de 1967 a 1970. Sua gestão ficou marcada por seus grandes feitos como fundação e construção do Hospital “Badaró Júnior” que atende a Minas Novas e região sendo seu presidente benemérito por 30 anos. Realçou a beleza da cidade com o calçamento original de lapas. Criou o projeto urbanístico da nova cidade que deu origem aos novos Bairros São Pedro, Olaria, Padre Emiliano, Bela Vista, Domingos Mota, Achará e Geraldo Caraíba, impulsionando o seu crescimento.

Santa Ceia, pintura do Sr. Luiz Gonzaga Gomes Leite
Sempre à frente de entidades religiosas, como a Liga Católica “Jesus, Maria e José”, a Irmandade do Santíssimo Sacramento, e a Conferência São Vicente de Paula, deixou marcas que serão sempre lembradas como família, como administrador, como artista e como um grande cidadão.

Foto Convite - Auto-retrato de Luiz Leite, feito à lápis
A família de Luiz Gonzaga Gomes Leite (Luiz Leite) sente-se feliz em convidá-los a participar dos festejos comemorativos ao Centenário de seu Nascimento que terá início com uma Missa Festiva no dia 04 de Novembro, domingo às 09:00 horas, na Igreja Matriz de São Francisco.
A seguir, a abertura da Exposição de seus trabalhos artísticos litúrgicos, no Espaço Cultural “Fernando Tião” localizado à Rua Manoel Fulgêncio, nº, 119, Minas Novas-MG, cuja promoção será estendida durante o ano de seu Centenário.
Bernardo Vieira, Blog do Jequi

Comentário:
Convivi com seu Luiz Leite, de 1966 a 1969, quando  morei e estudava em Minas Novas. Convivi com sua família, seus trabalhos de Igreja, suas artes e sua sabedoria. Lembro-me sempre daquele senhor tranquilo, de fala mansa, de uma sabedoria incomum, carregando a Bandeira do Divino, arrecadando contribuições para a Igreja. Ou, produzindo um quadro artístico, durante meses. Adolescente, inquieto, me encabulava com sua concentração e criação artística, paciente, disciplinada, explicando para os olhares curiosos de um matutinho de Berilo, como a vida religiosa imaginada poderia se transformar em belos quadros. 
Transmitiu esta habilidade e criatividade para alguns dos seus filhos. 
Seu Luiz entendia do seu tempo e das novas gerações. Era quem abria sua casa para nós curtirmos os Beatles, a Jovem Guarda, o rock e o movimento de mudanças revolucionárias da juventude que estourava em todo o mundo.
Seus filhos traziam novidades do Rio de Janeiro: músicas eletrizantes, roupas multi-coloridas,  cortes de cabelos longos, idéias de um mundo novo.
E nós, jovens, aproveitávamos muito desta liberdade que aquele velhinho e seus filhos nos proporcionava.
Com seu filho Dázio foi com quem mais convivi, no início, por ser da mesma idade.
Depois veio Inocêncio Leite. Parece que Inô foi quem mais prosseguiu nas criações de artes plásticas de seu Luiz. Morou uma temporada no Rio de Janeiro, na década de 60, lutou contra a Ditadura Militar, fez contatos com vários movimentos artísticos de vanguarda do país. Voltou pro Vale, no início da década de 70, e não mais saiu de Minas Novas. 
Seus quadros lembram muito a história e traços criativos  do seu pai, Luiz Leite.
E ainda tem trabalhos de Stael, de Lulu.....
Salve, Luiz Leite, grande artista plástico do Vale!

Nenhum comentário:

Postar um comentário