sexta-feira, 3 de agosto de 2012

IEPHA retoma obras de restauração do casarão de Inconfidente em Berilo

As obras estavam paralisadas há um ano e foram reiniciadas há 15 dias.
O imponente e secular casarão fica às margens do rio Araçuaí, no município de Berilo, no Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais. O Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, retomou as obras de restauração do secular casarão do inconfidente Domingos de Abreu Vieira, localizado na rua do Porto, na cidade de Berilo, no Vale do Jequitinhonha.

As obras estavam paralisadas há um ano e foram reiniciadas há 15 dias.

A Construtora Restaurare, de Belo Horizonte é a responsável pelas etapas finais de restauração que vão custar R$ 365 mil.

De acordo com o engenheiro Renato Pinheiro Cury, da Restaurare, serão realizadas duas frentes: A primeira é a restauração do forro que já foi removido para o ginásio poliesportivo da cidade, e a segunda, é a finalização do restauro das portas, janelas, corrimãos da varanda e a pintura .

Pelo menos 60% da restauração já está pronta.
A primeira fase da restauração que custou R$ 264 mil, ficou a cargo da Construtora Miranda Lins.

As obras deverão ser concluídas até o final deste ano e têm o monitoramento do IEPHA. " Nada passa pela prefeitura", informou um assessor do prefeito.
Seis operários estão trabalhando nesta fase final. “Vamos precisar de pelo menos mais 9 operários como carpinteiros, pintores, marceneiros e ajudantes” afirma Renato Pinheiro.
A luta pela preservação
A luta para a preservação do casarão do século XVIII, que estava em ruínas, vem desde 1998. O edifício é tombado pelo IEPHA.
No casarão, de dois pavimentos, será instalado um museu. Três salas serão destinadas a cursos de música, além de espaços para exposições e oficinas de tecelagem, , cerâmica e modelagem. A prefeitura pretende ainda instalar a biblioteca pública no local.

.De acordo com um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado entre o Ministério Público e a prefeitua, o município e o IEPHA se comprometeram a recuperar e manter o calçamento da Rua Porto, onde fica o sobrado, implantar sistema de iluminação pública e serviço de vigilância permanente no local, estabelecer condições plenas de construção para funcionamento do Centro de Artes e Ofícios do Alto Jequitinhonha, bem como promover a conservação e a manutenção das peças dos forros artísticos no interior do edifício.

Os acessos ao casarão também devem receber melhorias. “ Vamos fazer uma rampa na lateral do prédio, para acesso de cadeirantes”, garante Renato Pinheiro.

O inconfidente
O português Domingos de Abreu Vieira, tenente-coronel do Regimento de Cavalaria Auxiliar de Minas Novas, tinha casa em Ouro Preto, na Região Central, mas visitava com frequência a casa em Berilo. Ele exerceu o cargo de contratador dos dízimos, em Vila Rica, entre 1784 e 1789. Era padrinho da filha de Tiradentes, que também teria passado temporadas na casa. Domingos de Abreu Vieira teria participado ativamente da Inconfidência Mineira.

Texto de Sérgio Vasconcelos, da Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário