sábado, 11 de agosto de 2012

Virgem da Lapa: Festa religiosa atrai milhares de romeiros

A maior romaria do Vale começa na Festa de Agosto em Virgem da Lapa, esperando 15 mil visitantes
A cidade de Virgem da Lapa, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas começa a receber milhares de pessoas para a Festa Festa de Nossa Senhora da Lapa, que começou na segunda-feira, dia 06.08, e vai até o dia 15.08, o Dia da Padroeira do município e da Diocese de Araçuaí. A romaria teria começado há mais de 230 anos. Para a festa, o município espera receber 15 mil visitantes do Vale do Jequitinhonha, da Bahia, Espírito Santo e São Paulo, muitos deles aproveitando os festejos para cumprir promessas e rever parentes e amigos.COMEÇOU A FESTA DA VIRGEM DA LAPA
 Autor: Padre Luciano Ramalho, de Chapada do Norte
COMEÇOU A FESTA DA VIRGEM DA LAPA
A paróquia de São Domingos em Virgem da Lapa deu início na segunda-feira, 06 de agosto, aos festejos em honra à querida mãe e Padroeira da nossa Diocese, Nossa Senhora da Lapa, celebrando o primeiro dia de novena.   Com a participação de mais ou menos 3mil devotos de vários lugares e com a presidência do Padre Ademir, pároco e reitor do Santuário. A celebração Eucarística aconteceu de forma festiva e solene.
A cada ano uma paróquia recebe a imagem da Virgem no dia em que antecede o início da novena e a leva no primeiro dia da mesma. Neste ano, quem a recebeu foi a Paróquia do Bom Jesus em Rubelita, Arquidiocese de Montes Claros. O Padre Deangelis, pároco daquela paróquia, veio trazendo uma caravana com mais de 200 fiéis juntamente com a imagem da mãe do Senhor.  
A festa da Virgem da Lapa neste ano tem um sentido todo especial. Na missa do dia 15 de agosto, que será presidida pelo Administrador Diocesano, o Padre Fabrízzio, será feita a abertura oficial do ano comemorativo do Centenário da Diocese. Neste dia, também iniciará a visita da Imagem peregrina da Virgem da Lapa e a réplica da Cruz da Jornada Mundial da Juventude. A imagem e a réplica da Cruz passarão por todas as paróquias da diocese. A primeira paróquia a receber será a de Santa Cruz em Chapada do Norte. Que Nossa Senhora, a Virgem da Lapa nos inspire cada vez mais a seguir os passos do seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo!

Transmissão das novenas
Ouça as novenas direto do Santuário de Nossa Senhora da Lapa através da internet pelo site da Radio Morada Fm de Virgem da Lapa http://www.moradafmvdl.com.br/ . As transmissões começam a partir das 19:00 horas de 6 a 14 de agosto e dia 15 missa solene as 10:00 horas da manhã. Dia 15, o principal da festa , haverá uma grande procissão, saindo do Santuário até a Matriz.

Durante a procissão, muitos fiéis se sacrificam, andando de joelhos para pagar promessas. Normalmente, em todo pequeno município, a igreja principal é construída na parte alta do lugar. Mas, em Virgem da Lapa é diferente: o santuário foi construído na parte mais baixa da cidade, em frente à gruta onde teria sido encontrada a imagem de Nossa Senhora.

A lenda
Segundo relatos históricos, a peregrinação de romeiros a Virgem da Lapa começou ainda no princípio do século XVIII. Por volta de 1728, um garimpeiro teria encontrado a imagem da santa às margens do córrego São Domingos. Mas, também existe uma lenda segundo a qual a imagem foi encontrada por um menino, que saiu para juntar burros, a mando de seu pai, um tropeiro. Depois, a criança teria perseguido um coelho, indo parar dentro de uma gruta iluminada, com altar natural.
Devido movimentação dos fiéis, apareceu o núcleo urbano, com o primeiro nome de São Domingos do Araçuaí, que era distrito de Araçuaí. Em 27 de dezembro de 1949, o município conquistou a sua emancipação político-administrativa.

Festa Agosto de Todos tem Parangolé hoje e Eduardo Costa amanhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário