domingo, 19 de agosto de 2012

Araçuaí: Reitor da UFVJM inspeciona terreno destinado para o campus

Pedro Ângelo diz que a UFVJM fará a sua parte para a instalação do campus, mas alertou para a necessidade de gestões  políticas junto ao MEC para efetivação do projeto
Engenheiro Alessandro de Oliveira Alves, Reitor da UFVJM, Pedro Ângelo, e Magno Barbosa, do Movimento A UFVJM é nossa, em reunião com a Associação Comercial e Industrial de Araçuaí.

Reitor Pedro Ângelo e Professor Liberato, em palestra no IFNMG, campus Araçuaí  
O Reitor da UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Professor Pedro Ângelo, esteve em Araçuaí, nesta quinta-feira, 16 de agosto. Foi recepcionado pela ACI – Associação Comercial e Industrial de Araçuaí e o Movimento A UFVJM é nossa.
Ele realizou uma breve reunião com os diretores da ACI e membros do Movimento, fez palestra para alunos e professores do IFNMG-campus Araçuaí e inspecionou quatro terrenos destinados à doação para instalação do campus da UFVJM.
Estudantes do IFNMG, campus Araçuaí, ouvindo palestra do Reitor Pedro Ângelo
Em sua exposição sobre a UFVJM, o reitor  Pedro Ângelo respondeu a várias perguntas sobre o calendário de instalação do campus em Araçuaí. Informou que é preciso fazer gestões junto ao Ministério da Educação e Governo Federal, acionando os deputados federais votados na região. Afirmou que a UFVJM está fazendo a parte que lhe cabe: aprovou a expansão universitária inscrevendo a criação de 4 campi no seu PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional 2012-2016 e receberá as doações dos terrenos em cada cidade.  Disse que é preciso que cada cidade a ser beneficiada defina quais os cursos a serem instalados. Acrescentou que a UFVJM realiza Audiências Públicas para este fim para verificar tendências/vocação de cada microrregião.


Reitor da UFVJM Pedro Ângelo e Engenheiro Alessandro de Oliveira Alves examinam planta de terreno.
O professor Pedro Ângelo chamou a atenção sobre o grande projeto que é uma Universidade em uma localidade. Afirmou que um campus deve ser instalado para ficar para sempre, para servir às outras gerações de 50 ou 100 anos que ainda virão. Quando for instalada deve ser para sempre, assim como foram todas as Universidades do mundo. Por isso, deve ser bem planejada com viabilidade técnica e financeira.
Reação justa do povo do Vale mostrou consciência política 
Ele elogiou a grande mobilização social e política do povo do Vale do Jequitinhonha pela expansão da UFVJM para suas cidades, afirmando que ela foi justa e indispensável. Disse que até então o conhecimento que se tinha do Vale é de autocomiseração, aceitação da realidade, mas o que houve mostrou o nascimento da consciência do povo.
Reunião com ACI e doadores de terrenos para o campus de Araçuaí
E arrematou: “A decisão de expansão de campus para Unaí e Janaúba foi do MEC. Eu avisei que haveria reação. E foi uma reação justa. Por que uma região tem direito e outra não?”.
A Reitoria da UFVJM publicará uma chamada pública para a oficialização da doação do terreno que for mais apropriado tecnicamente. Com a definição dos cursos será apresentado ao MEC um projeto de instalação do campus. 

Comitiva de Araçuaí acompanhou o Reitor Pedro Ãngelo e engenheiro da UFVJM na vistoria dos terrenos do futuro campus

Campus deve ter IFET como parceiro
Dos quatro terrenos inspecionados pelo engenheiro Alessandro Oliveira Alves, da UFVJM, que acompanhou o Reitor Pedro Ângelo, o que mais chamou a atenção foi o próximo ao IFNMG – Instituto Federal, na Fazenda do Meio, de Terezinha Miranda, na saída da rodovia para Itinga e Itaobim, a 2 km do trevo da cidade. A proprietária informou que doa a área que for necessária. Pedro Ângelo informou que é importante que o IFET trabalhe em sintonia com a UFVJM. Se possível, em áreas bem próximas.
Auditório do IFNMG - Araçuaí ficou lotado em palestra do Reitor Pedro Ângelo
As outras áreas inspecionadas foram da Imobiliária Arara Grande, perto do bairro São Francisco; de Mário Martins Filho e de Marcos Oliveira Ursine, do Posto Cristal. O terreno colocado à disposição pelo empresário Marcos Ursine é de 30 hectares, localizado no trevo da rodovia para Novo Cruzeiro e Francisco Badaró, na entrada do Corredor, na área urbana de Araçuaí.
Magno Barbosa e Álbano Silveira Machado, do Movimento A UFVJM é nossa, com Terezinha Miranda, doadora de terreno na Fazenda do Meio.
No próximo dia 27 de agosto, o Reitor Pedro Ângelo estará em Capelinha quando participará de um Seminário Técnico e fará inspeção do terreno a ser doado para instalação de campus naquela cidade do Alto Jequitinhonha.

Um comentário:

Unknown disse...

Conterráneos não podemos perder essa grande oportunidade do Projeto de Instalação do Campus Universitário em Araçuai.Empreendimento que deveria ter iniciado há muitos anos.
Sugiro área próxima da Fazenda do Meio.
Nunica

Postar um comentário