sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Turmalina sedia 2° Seminário Nacional Manejo de Eucalipto para a Indústria

O Vale do Jequitinhonha com a maior floresta artificial do mundo terá este potencial industrial debatido
O evento acontece entre os dias 29 e 31 de agosto no Centro Administrativo, em Turmalina


A cidade de Turmalina, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, vai sediar entre os dias 29 e 31 de agosto, o o 2° Seminário Nacional Manejo de Eucalipto para a Indústria. 

O evento é promovido pelo Sebrae/MS e FIEMG - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, e tem o objetivo de trazer soluções de fornecimento de matéria prima para as indústrias moveleira, alimentícia, farmacêutica, metalúrgica, vestuário e construção civil.

Na programação estão previstas palestras com abordagens diferenciadas. Uma delas apresenta o eucalipto como matéria-prima para a viscose. O grupo indiano Aditya Birla, responsável pela palestra, é o maior fabricante em fibra de viscose do mundo. Com unidades espalhadas por diversos países, sua principal marca - Birla Viscose é 100% produzida a partir de celulose.

José de Castro, professor da Universidade Federal de Viçosa, falará sobre os problemas e oportunidades da madeira de eucalipto. Castro é especialista em múltiplo uso da madeira e aborda, em suas palestras, as diversas aplicações do eucalipto.
O Seminário pretende debater os multiusos da madeira do eucalipto, como a confecção de móveis

O folder de divulgação do evento registra que "o Vale do Jequitinhonha possui a maior floresta de eucalipto artificial  do mundo. Aproveitar esse potencial é a proposta do Seminário.

Atualmente, a madeira produzida na região é pouco aproveitada na indústria em geral. É preciso estimular a nossa visão empreendedora com ações de planejamento e gestão participativa, promovendo competitividade para as empresas da região. 

Discutir questões como regularização ambiental, sustentabilidade,economia, operacionalização, qualificação de profissionais e produtores é fundamental para implantarmos aqui inovações técnicas e tecnológicas vinculadas à plantação, manejo, produção e destinação do manejo do eucalipto.

Nosso principal objetivo é buscar maior competitividade para as empresas da região e promover a geração de emprego e renda.  

Público-Alvo
Empresários e gestores das indústrias Moveleira, Alimenticia, Farmacêutica, Metalúrgica, Vestuário e Construção Civil, representantes dos Estados produtores.

2ª Mostra de Produtos Industriais do Vale do Jequitinhonha
Expositores nas áreas de madeira, bioenergia, agrosilício, ferramentas elétricas (motoserra, pulverizadores, motobombas, café, metálica, movelaria, mel, essências e artesanato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário