quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Cidade com mais eleitoras, Teófilo Otoni tem quase 102 mil eleitores

E para saber quais são os anseios da população, com relação à futura administração municipal, fomos às ruas da cidade.

Teófilo Otoni é a principal cidade do Vale do Mucuri. Segundo dados do IBGE, tem quase 135 mil habitantes e já foi chamada de Filadélfia. Época em que era apenas uma vila. Mas em novembro de 1853, Teófilo Benedicto Otoni deu nome a este município. Na Praça Tiradentes, um dos lugares mais movimentados e populares da cidade, foi erguida uma estátua em homenagem ao fundador. A economia de Teófilo Otoni ganha força com o comércio e os eventos tradicionais, como por exemplo, a Feira de Pedras, que dá fama a cidade como a capital mundial das pedras preciosas. Mas o assunto que está rendendo na roda de amigos, é um só: política. No pleito deste ano, o número de cadeiras aumentou de 11 para 19. E o de partidos políticos também: 29 no total. 290 pessoas se candidataram ao legislativo. Para prefeito, três candidatos concorrem ao cargo. Nas eleições de 2012, quais critérios os eleitores vão ter na hora de escolher os candidatos?

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, a cidade possui 101.988 eleitores. 47.265 são homens. O número de eleitoras é maior, são 54.620. Cerca de 7% a mais do que os homens. Outra curiosidade é que 35% do eleitorado possuem apenas o ensino fundamental incompleto e, 3,8%, completaram algum curso superior.

Um levantamento feito pelo tribunal superior eleitoral mostra que, dos quase 102 mil eleitores, 1.792 tem entre 16 e 18 anos. A lei não obriga essa parcela do eleitorado de ir às urnas, são os chamados votos facultativos. Mas o perfil desse público, em Teófilo Otoni, tem mudado ao longo dos anos. É o que confirma Luíz Alberto Bassoli, analista. Ele considera o fato de que Teófilo Otoni é, hoje, um polo universitário e que, com o passar dos anos, muitos estudantes têm mais interesse em votar.

Estes adolescentes passaram a enxergar, na política, uma solução para os diversos problemas da cidade, do estado e até do país.

Há também quem vivenciou a falta da democracia. Dona Íris Soriano, por exemplo, tem 80 anos. Está incluída nos 3.857 eleitores de Teófilo Otoni, com mais de 79 anos. Mesmo não sendo obrigada a votar, se vê na obrigação de exercer este direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário