quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Capelinha realiza Seminário para debater instalação de campus da UFVJM

Reitor Pedro Ângelo estará presente com engenheiro para inspecionar terreno a ser doado pela APERAM
Seminário será nesta segunda-feira, 27 de agosto, no Auditório da Câmara Municipal

O povo de Capelinha dá mais um passo na concretização do sonho de implantação de um campus da UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri na sua cidade. O Movimento A UFVJM é nossa! organiza um Seminário sobre Implantação de Campus em Capelinha, na próxima segunda-feira, 27 de agosto, de 14 às 17:30 horas, no Auditório da Câmara Municipal.
O evento tem o objetivo de debater a concepção de campus universitário, sua estrutura, financiamento, cronograma de execução e os impactos que tal projeto pode ter no impulso do desenvolvimento local e regional.
Estão sendo convidados representantes de 24 municípios da microrregião de Capelinha. Espera-se a participação de 150 pessoas, entre professores, estudantes, empresários, técnicos, representantes políticos, lideranças de todos os segmentos sociais.
Dois temas básicos nortearão os debates: os cursos que a população da região demanda de acordo com sua vocação, as áreas de pesquisa e extensão, e a área física necessária para a estruturação do campus.
Reitor da UFVJM Pedro Ângelo Almeida Abreu 

Estarão presentes o Reitor da UFVJM, Pedro Ângelo Almeida Abreu, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Alexandre Christhófaro Silva e engenheiro Alessandro de Oliveira Alves, além de palestrantes.
Uma Comissão Municipal do Campus vem debatendo a vocação regional e as demandas que se apresentam. Duas áreas têm sido destaques: Ciências Agrárias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Os cursos que sempre vêm à discussão são os de Engenharia Florestal, Agronomia, Direito, Administração, Psicologia, Serviço Social e Comunicação Social. Porém, outras opções vem sendo ventiladas como Economia, Ciências Contábeis e Licenciatura em Física, Química e Matemática.
A área física do campus terá de 80 a 100 hectares se for definido cursos de Ciências Agrárias devido à necessidade de estruturação de fazenda experimental. Cinco hectares  serão destinados à moradia estudantil.
Duas áreas disponibilizadas pela APERAM são colocadas como opções. Uma é próxima à Torre, ao Ninho da Águia, Estádio do Independente, na região do bairro Aparecida e Vista Alegre. A outra é próxima ao Anel Rodoviário, na rodovia, no trevo de Novo Cruzeiro e saída para Minas Novas e Turmalina.
Antes do Seminário, haverá uma reunião prévia na APERAM  com o Reitor Pedro Ângelo, do Diretor da empresa Paulo Sadi, representantes da ACIAC – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Capelinha e membros do Movimento A UFVJM é nossa! Logo após, as áreas serão vistoriadas pelo Reitor, pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Alexandre Christhófaro Silva e engenheiro Alessandro de Oliveira Alves, representantes da UFVJM.
Nos próximos meses, a Reitoria da UFVJM publicará uma Chamada Pública para doação oficial à Universidade de uma área física para instalação de campus em Capelinha.
Após o Seminário, será elaborado um documento com os resultados dos debates, sugestões e propostas. Outros eventos como Seminários e Audiência Pública poderão acontecer até a elaboração de um Projeto de Campus em Capelinha a ser apresentado pela UFVJM à SESU – Secretaria de Educação Superior do MEC- Ministério da Educação. Este projeto conterá a concepção do campus, cursos a serem instalados, recursos financeiros, materiais e humanos.
A proposta de instalação de um campus com 7 cursos necessitará de recursos financeiros por volta de R$ 70 milhões até a estruturação final do campus. Serão cerca de 100 professores e 150 técnico-administrativos.

Serviço
Seminário sobre Campus da UFVJM em Capelinha

Data: 27 de agosto de 2012

Duração: 14 às 17:30 horas

Local: Câmara Municipal de Capelinha
           Rua José Pimenta, n° 05 – Centro

Mais informações: (33) 9126-3177 ou (33) 8877-5943, com Álbano;  9129-5211, com José Carlos Machado; ou (33) 9199-9456, com Elida.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário