terça-feira, 14 de agosto de 2012

Saúde promove treinamento voltado para fiscais sanitários de Pedra Azul


Na regional de Pedra Azul, 100% dos municípios aderiram ao projeto de fortalecimento de Vigilância em Saúde, sendo que 23 aderiram ao elenco 1 e dois municípios aderiram ao elenco 2.

Foto: Allan CamposSaúde promove treinamento voltado para fiscais sanitários de Pedra Azul
Fiscais sanitários durante participação no treinamento sobre Vigilância em Saúde realizado em Pedra Azul
A Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, realizou, na segunda-feira (13.08), um treinamento em Vigilância em Saúde tendo em vista o projeto de fortalecimento das ações de Vigilância Sanitária na região.

O objetivo foi orientar os fiscais sanitários municipais com relação ao conjunto de ações do projeto, que foi subdividido em três grupos de acordo com o grau de complexidade: o elenco 1 possui uma quantidade menor de ações a serem executadas e o elenco 3 possui uma maior complexidade.

Os três grupos envolvem ações de Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Ambiental, Saúde do Trabalhador, Vigilância da Situação de Saúde e Promoção da Saúde.

Os fiscais sanitários receberam orientações específicas sobre as ações da Vigilância Sanitária que têm de ser realizadas, a análise de desempenho, o método de cálculo, a fonte de dados consultada e as estratégias sugeridas para o alcance de cada ação.

Na regional de Pedra Azul, 100% dos municípios aderiram ao projeto de fortalecimento de Vigilância em Saúde, sendo que 23 aderiram ao elenco 1 e dois municípios aderiram ao elenco 2.

O coordenador de Vigilância Sanitária da GRS Pedra Azul, Fabian Antunes Pinto, disse que com a implantação da Vigilância em Saúde os municípios passarão a assumir mais responsabilidades. “A princípio, iremos incentivar o fortalecimento da Vigilância Sanitária municipal e descentralizar algumas ações. Mas iremos buscar oferecer aos fiscais municipais treinamentos para que possam se preparar para ter autonomia para executar todas as ações definidas nos elencos 1 e 2, de acordo com a pactuação realizada por cada município”, disse o coordenador.
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário