sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Beira Mar Novo, o canto popular do Vale

Beira Mar Novo, com Grupo Ponto de Partida, Meninos de Araçuaí e Milton Nascimento
  • Milton Nascimento - Beira-Mar Novo (from 'Pietá' - 2002)



    Publicado em 27/03/2012 por 
    A maravilha das maravilhas - compreendem mais os naturais de Minas!
    Uma canção que se perde no tempo, hino de um país desconhecido, lendário.
    O canto e a poesia tectônica de uma região antiga, um dos antigos corações de Minas e do Brasil.
    O sonho do mar, o caminho do mar, o canto da solidão e, enfim,... a beleza mais pura.
    Vem do coração, toca o coração, toca a alma e é canto.
    Um Brasil difícil, e que vai para dentro de si e para dentro do mar - Milton faz ganhar o mundo inteiro..
    Essa edição vai em especial para a minha amiga, Dra Graça Mota Figueiredo, mineira, amante de uma viola bem entoada, um canto bem cantado.
    Ganhamos dias e dias e dias de alegria e enlevo..
    É a força tectônica que só pegamos em Minas, que faz os nossos dias, sempre.
    Milton, por sua vez, tem dessas generosidades e sensibilidades - aquela terra do Jequitinhonha! Milton vai lá para trazer aquela magia..
    Jason Borba

    Beira-Mar Novo

    Beira-mar, beira-mar novo
    Foi só eu é que cantei
    Ô beira-mar, adeus dona
    Adeus riacho de areia

    Vou levando minha canoa
    Lá pro poço do pesqueiro
    Ô beira-mar, adeus dona
    Adeus riacho de areia

    Arriscando minha vida
    Numa canoa furada
    Ô beira-mar, adeus dona,
    Adeus riacho de areia

    Adeus, adeus, toma adeus
    Que eu já vou me embora
    Eu morava no fundo d'água
    Não sei quando eu voltarei
    Eu sou canoeiro

    Eu não moro mais aqui
    Nem aqui quero morar
    Ô beira-mar, adeus dona,
    Adeus riacho de areia

    Moro na casca da lima
    No caroço do juá
    Ô beira-mar, adeus dona,
    Adeus riacho de areia

    Adeus, adeus, toma adeus
    Que eu já vou me embora
    Eu morava no fundo d'água
    Não sei quando eu voltarei
    Eu sou canoeiro

    Rio abaixo, rio acima
    Tudo isso eu já andei
    Ô beira-mar, adeus dona,
    Adeus riacho de areia

    Procurando amor de longe
    E perto eu já deixei
    Ô beira-mar, adeus dona,
    Adeus riacho de areia

    Esta música Beira Mar Novo faz parte do cancioneiro popular do Vale do Jequitinhonha. Foi recolhida por pesquisas de Maria Lira, de Araçuaí, e o Frei Chico, no ínício da década de 1970.
    Ela foi gravada pelo Coral Trovadores do Vale, de Araçuaí; pelo Meninos de Araçuaí, Grupo Ponto de Partida, de Barbacena; por Dércio Marques; por Saulo Laranjeiras; por Almir Satter; por Milton Nascimento... e muitos outros artistas populares e outros famosos.

    Publicado linkado no Face Book por Caroline Murta , de Itinga; e Cláudio Bento, poeta da cidade de Jequitinhonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário