segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Diamantina: Diamante ofusca violência


Reportagem do Jornal O Tempo é contestada
Atividade trouxe chance para centenas de trabalhadores se livrarem do desemprego
Publicado no Jornal OTEMPO em 01/08/2012
LUCIENE CÂMAR
A cidade de Diamantina, no Alto Jequitinhonha, nasceu da extração de pedras preciosas, mas pouco de sua riqueza natural vinha sendo explorada por garimpeiros da região nas últimas três décadas. Com a virada desse cenário em 2007 - quando trabalhadores invadiram uma área conhecida como Areinha, às margens do rio Jequitinhonha, para tirar ouro e diamante -, o município voltou a sentir os reflexos da mineração. Não só a economia se fortaleceu, conforme atestam os comerciantes, como a violência caiu significativamente aos olhos da população.

A sensação de segurança se comprova nas estatísticas da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). De 2007 para 2011, fase em que os garimpeiros tomaram conta da Areinha e alguns passaram a faturar alto, o índice de crimes violentos caiu 68% em Diamantina, passando de 161 casos para 51. A taxa de crimes para cada 100 mil habitantes, que era de 349,7 em 2007 - a maior da década - foi de 109,3 no ano passado.

Já de 2000 a 2007, período em que a Areinha ainda vivia sob o domínio exclusivo da Mineração Rio Novo, o índice de crimes violentos na cidade subiu 437%, passando de 30 casos para 161. Nessa fase, o crescimento da criminalidade foi gradativo, com exceção de 2003 e 2004, que registraram ligeira queda.
Para o presidente da Associação de Proteção à Família do Garimpeiro de Diamantina (Aprogadi), Aélcio Freire Vial, a explicação para o declínio da violência nos últimos quatro anos está na ocupação de centenas de trabalhadores, que reencontraram no garimpo a chance para se livrar do desemprego. "A Areinha está ajudando a reverter a situação de marginalidade que deram ao garimpeiro", disse.

Patrimônio. A Guarda Municipal e a Polícia Militar de Diamantina confirmaram que, nos últimos anos, houve uma queda no número de pessoas que viviam ociosas nos bares e nas ruas, gerando sensação de insegurança na população. O gerente de trânsito da Guarda Municipal Itacoaracy Pires prefere não associar a redução da violência ao garimpo, mas disse que, de 2008 para cá, caiu também o índice de crimes contra o patrimônio. "Os furtos de carro, por exemplo, tiveram queda".

O empresário Agnus Morais é um dos que observam a melhora. "Agora, a gente consegue andar tranquilo. Dá para estacionar e deixar o carro aberto", afirmou. Para ele, a causa disso é o garimpo, que voltou a dar sustento para as famílias. "Essa é a tradição da cidade. A atividade precisa ser regularizada".

Autoridades, no entanto, acreditam que a criminalidade pode estar concentrada na Areinha. Segundo o superintendente estadual de Fiscalização Ambiental Integrada, Breno Esteves Lasmar, "existe informação de que há drogas por lá e pessoas com mandado de prisão em aberto".
Esta reportagem é contestada pelos próprios comentários no O Tempo. Leia alguns:
Conselheiro Bergeron MG  Jesus-Maria-José, como podem associar a queda da criminalidade em Diamantina à atividade ILEGAL do garimpo?! Há quatro anos estamos vendo isso acontecer debaixo dos olhos das autoridades ambientais e ninguém toma nenhuma providência!! Deixem sim os homem trabalharem, mas dê a eles DIGNIDADE! Além disso, quem usa facebook pode ver recentes relatos de pessoas sendo assaltadas à luz do dia em alguns becos do centro da cidade, motos que são roubadas nas portas das casas de seus proprietários. A verdade é que a economia de Diamantina não gira em torno do garimpo há muito. Quase três meses de greve da universidade e os comerciantes sentem que sem os estudantes a cidade fica nisso que está. Aí vem um único comerciante e diz que está tudo bem por causa do garimpo ILEGAL!
Jobson Albuquerque  - Diamantina
Acho leviano afirmar que a redução da criminalidade está diretamente relacionada à atividade garimpeira. Existe um estudo que comprove isso? Além disso, será que a degradação ambiental compensaria essa "teórica" redução dos crimes? O que as altoridades tem feito para combater o garimpo?

Rodrigo Vieira  - Belo Horizonte
Boa pedida, podia arrumar um garimpo aqui em BH tbm né, quem sabe o indice de criminalidade tambem iria cair ? rsr......

José Marcio BH
Isto mostra que é um erro proibir a pequena mineração, e entregá-la à grandes empresas multinacionais ! Que apenas exploram, pgando ( ou não ) pequenos royalties e deixando mais males que benefícios !

Via Passadiço Virtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário