sábado, 11 de agosto de 2012

Capelinha realiza Seminário Técnico sobre campus da UFVJM

Evento será no dia 27 de agosto, com a participação de representantes de 23 municípios
Capelinha, no Alto Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais, continua na sua caminhada pela instalação de um campus da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri na sua cidade. Será realizado um Seminário Técnico no dia 27 de agosto, segunda-feira, de 14 às 17:30 horas, em local a ser definido. 
No evento, participarão representantes de todos os segmentos de Capelinha e de 23 municípios na microrregião que será beneficiada pelo projeto.
Dois temas principais serão debatidos: a área física de construção do campus e os cursos a serem instalados.  
Duas áreas físicas, ambas da empresa Aperan/Acesita, são conjecturadas. Uma é próximo ao Ninho da Águia, Estádio do Independente Futebol Clube. A outra é nas imediações do Anel Rodoviário, próximo à entrada para estrada de Novo Cruzeiro, saída para Turmalina e Minas Novas. Se houver cursos de Ciências Agrárias a área física deve ter entre 80 e 100 hectares. Se os cursos forem de outra área poderá ser de 25 hectares, sendo 20 para as instalações do campus e 5 hectares para a construção de moradia estudantil.
Os cursos mais debatidos são os de Direito, Administração, Psicologia, Comunicação Social, Serviço Social, Engenharia Florestal e Engenharia Agronômica, embora não haja ainda uma definição final.
Uma Comissão local, formada por representante de todos os segmentos sociais, vem traçando ações para adiantar o processo  que tem várias etapas. A primeira foi a de aprovação do campus pelo CONSU- Conselho Universitário da UFVJM, em 16 de março, e incluído no PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional, para o período de 2012-2016. A próxima é a formatação do projeto que deverá ter um Plano Diretor e a indicação dos cursos para serem apresentados e apreciados pela Secretaria de Educação Superior do MEC – Ministério da Educação. As outras etapas são gestões junto ao governo federal para liberação de recursos que podem chegar a R$ 70 milhões até a conclusão final da estrutura e funcionamento pleno do campus com cerca de 7 cursos.
Por isso, a realização de eventos técnicos como o Seminário proposto é de fundamental importância para alimentar todo o processo e possibilitar a participação da sociedade civil e órgãos da microrregião .
Nesta sexta-feira, de manhã, o Gabinete da Reitoria da UFVJM confirmou a participação do Reitor, professor Pedro Ângelo, e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Alexandre Christófaro Silva, além do Engenheiro Alessandro de Oliveira Alves, para realizar uma pré-análise das áreas disponíveis para o campus.
Reitor da UFVJM, Pedro Ângelo, estará presente em Seminário sobre campus em Capelinha
Leia a confirmação, em comunicação por email, do Gabinete do Reitor da UFVJM:

Prezados Álbano e Maria do Rosário,

Agradecendo a deferência do convite, confirmo presença do Reitor da UFVJM, Prof. Pedro Angelo Almeida Abreu, acompanhado do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Alexandre Christófaro Silva e do Engenheiro Alessandro de Oliveira Alves, no Seminário sobre o Campus em Capelinha.

Propomos a data de 27/08/2012, às 14h00, em local a ser determinado pela organização do evento.


Municípios a serem convidados para participar do Seminário:
Água Boa, Angelândia, Aricanduva, Berilo, Chapada do Norte, Carbonita, Coluna, Francisco Badaró, Franciscópolis, Itamarandiba, José Gonçalves de Minas, Jose Rayban, Leme do Prado, Malacacheta, Minas Novas, Novo Cruzeiro, Peçanha, Santa Maria do Suaçui, São José do Jacuri, São Pedro do Suaçuí, São Sebastião do Maranhão, Setubinha, Turmalina e Veredinha.

3 comentários:

Paulo Sergio disse...

E Minas Novas, ficará de fora das discussões de Implantação do Novo Câmpus? Não sei se todos saibam, mas o município de Minas também faz parte da microrregião de Capelinha. Afinal, Minas Novas é a "mãe" de praticamente todos estes municípios. Espero, que seja uma questão de falta de atenção, ou "esquecimento" e que tal fato não seja de propósito, ou, por questões Políticas.

Álbano Silveira Machado disse...

Obrigado pelo puxão de orelhas, Paulo Sérgio. Um lapso, apenas isso. Minas Novas também será convidada a participar do Seminário.
Um abraço.

Unknown disse...

Banu, Publique a pauta do evento, para que possamos acompanhar e saber como será o direcionamento do seminário.

Postar um comentário