quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Governo de Minas autoriza licitação de asfalto: Almenara-Pedra Azul e Virgem da Lapa-Ijicatu

Governador autoriza DER licitar projeto para asfaltar os dois  trechos
A autorização foi dada na segunda-feira (30/07) e inclui também o trecho de 92 km ligando Pedra Azul a Almenara.

Foto: Sérgio Vasconcelos
 Na estrada, moradores da região se arriscam viajando em caminhões improvisados para transporte de passageiros O governador de Minas Antonio Anastasia autorizou o DER ( Departamento de Estradas de Rodagem) a abrir licitação para o projeto de engenharia para asfaltamento de um trecho de 41 km ligando Virgem da Lapa a Igicatu da LMG 677 no Vale do Jequitinhonha.


A autorização foi dada na segunda-feira (30/07) e inclui também o trecho de 92 km ligando Pedra Azul a Almenara.

A obra será incluída no Programa Caminhos de Minas e foi solicitada pelo Comitê Regional Vale do Jequitinhonha e Mucuri. composto por técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag); Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Política Urbana (Sedru), Ouvidoria Geral do Estado (OGE) e representantes de órgãos e secretarias instaladas na região.

O relatório solicitando a obra, foi entregue ao governador pela Secretária de Estado do Planejamento, Renata Vilhena.
De acordo com o engenheiro Marco Antonio de Lima do escritório regional do DER em Araçuai, a licitação deverá ocorrer até o final de agosto. " O projeto de engenharia deverá ser concluído em no máximo 8 meses. A partir daí será aberta outra licitação para escolher a empresa que fará o asfaltamento", disse ele que também é membro do Comitê Regional Vale do Jequitinhonha e Mucuri.

O asfaltamento do trecho Virgem da Lapa-Igicatu é uma antiga reivindicação das lideranças regionais do Médio Jequitinhonha e assim como a pavimentação da BR-367, também se transformou em uma novela de promessas eleitorais de tantos e tantos anos.

O DNIT abrirá em Brasília, no dia 7 de agosto a partir das 9:30 hs, as propostas para o projeto de engenharia para asfaltar a BR-367

Ainda como vice-governador, Antonio Anastasia recebeu há 3 anos atrás no BDMG , prefeitos da região que reivindicavam o asfaltamento dos links faltantes, incluindo o trecho Virgem da Lapa-Igicatu. A promessa do asfaltamento, mais uma vez, foi feita e está até hoje no papel.

Usuários sofrem com a má conservação da estrada

Quem viaja pela LMG 677 que liga Diamantina a Virgem da Lapa principalmente no trecho de 41 km, de Igicatu-Virgem da Lapa, tem sofrido o pão que o diabo amassou, enfrentando buracos, muita poeira e má conservação da estrada

Na subida da Chapada , logo após Virgem da Lapa, o carro vai ziguezagueando como cobra para fugir dos buracos existentes em todo o percurso . Encontramos várias caminhonetes e caminhões no melhor estilo pau de arara, transportando pessoas em situação de perigo.

A estrada acabou”, grita um passageiro na carroceria de um dos carros. “Se não for assim, o povo não tem como chegar à cidade. A Gontijo não deixa nenhuma outra empresa entrar aqui. Ela passa 2 vezes ao dia vindo de Belo Horizonte e outras duas de Araçuaí.”, conta o comerciante José Pereira Gomes.

De repente uma placa no trevo da estrada que dá acesso ao município de Coronel Murta, parece anunciar uma profecia . “ Bendito serás ao entrares. Bendito serás ao saíres”. “ Precisamos da benção de Deus para sair salvo, sem acidentes desta estrada”, reconhece um motorista da Gontijo, única empresa autorizada a fazer o trecho.
Para fugir dos buracos os carros vão ziguezagueando pela estrada.

Antes das chuvas, poeira e buracos. Com as chuvas lamaçal e mais buracos.

A empresa Eferco, de Montes Claros é a responsável pela manutenção do trecho.

Sérgio Vasconcelos Repórter, da Gazeta de Araçuaí

Um comentário:

zau disse...

Acho que estou sonhando...será...!!!?????????Vigem da Lapa Igicatu. Tomara..

Postar um comentário