Tempestade assola Itamarandiba
Itamarandiba: chuva de 20 minutos causa estragos. Chuva acompanhada de fortes ventos foi a mais forte dos últimos dois anos, diz INMET.
Uma forte tempestade atingiu o município de Itamarandiba, no Alto Vale, no último 31 de outubro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que mantém uma estação metereológica na cidade. Entre 10 horas de 31 de outubro e 10 horas de 1 de novembro choveu 87,9 milímetros, um volume muito elevado para um período de 24 horas. Foi a chuva mais intensa em 24 horas na localidade nos últimos 2 anos. Entre os dias 30 e 31 de outubro de 2009 choveu aproximadamente 140 milímetros.
A chuva acompanhada de fortes ventos durou aproximadamente 20 minutos, tempo suficiente para derrubar muros, rede elétrica, árvores e levar uma avalanche de lama para dentro de casas e pontos comerciais de vários bairros da cidade, divulgou a Prefeitura Municipal que ainda esclareceu: tão logo a tempestade cessou, a Prefeitura Municipal disponibilizou maquinário e mão de obra para desobstruir as vias públicas e principalmente para ajudar a população na limpeza dos imóveis.
“Montamos uma grande equipe para atender o mais rápido possível a população. Colocamos a disposição caminhões basculantes e caminhões pipas, pá carregadeira e servidores municipais para ajudar no que era preciso. Houve perdas materiais, mas, não registrarmos nenhuma perda de vida, o que consideramos ser o mais importa neste momento.”, falou o Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Nilton Lima.
A Prefeitura de Itamarandiba, através da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, elaborou documentação e enviou à Coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais, notificação pré eliminar de desastre, contudo, até sábado a Prefeitura pretende entregar a avaliação de danos (AVADAN), para que assim o órgão estadual possa ajudar o município na recuperação das perdas.
“Até o meio dia de hoje (01/11) já fizemos a Avadan de 50 imóveis. A população pode ter certeza que estamos trabalhando para que os transtornos sejam solucionados o mais rápido possível.”, informou o Coordenador Municipal de Defesa Civil, Sgto. Bravo.
A média de chuva para o mês de novembro em Itamarandiba fica em torno dos 206 milímetros, o que demonstra a intensidade das chuvas que caíram em curto intervalo.
De acordo com a defesa civil estadual, em informação disponibilizada no portal G1, vinte e cinco pessoas ficaram desabrigadas e o trânsito em estradas de terra interropido, além alagar residências e provocar a queda de árvores a forte chuva afetou, ao todo, 150 pessoas.
De acordo com o INMET, no Vale, além de Itamarandiba, a cidade de Pedra Azul também registrou grande volume de chuva, a cidade acumulou quase 80 milímetros entre 10 horas do dia 31 de outubro até 10 horas de 1 de novembro. A média de chuva na região em novembro é de quase 140 milímetros.
Fonte: Pedro Afonso, Clima Tempo/ G1 e ASCOM Prefeitura de Itamarandiba.
Um comentário:
Nossa, na hora que ocorreu a chuva eu estava na estrada voltando de Diamantina para Itamarandiba, chegando na cidade assustei vendo aquele tanto de árvores e placas caídas!Graças a Deus não houve vítimas!!!
Postar um comentário