quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Capelinha: Cidade realizou o 2º Seminário do Café


Capelinha: Cidade realizou o 2º Seminário do Café
Produtores de café do norte de Minas Gerais foram capacitados para o gerenciamento da empresa rural, Comércio Justo e aplicação de defensivos entre outros assuntos. Estes temas foram tratados no II Seminário do Café, promovido pelo Sebrae em Minas Gerais, no dia 26 de outubro no Galpão Cultural Professora Maria Odeth Sampaio em Capelinha.

O Seminário contou com palestras sobre certificação, adubação, mercado de café e gerenciamento além de 4 cursos sobre degustação e classificação do café,defensivos, preparo do café em casa e experimentos da Epamig.

Durante o evento, os produtores conheceram a experiência do Educampo Café na região de Capelinha em MG. O Educampo é desenvolvido pelo Sebrae, que coordena o projeto e capacita os consultores que atuam juntos às propriedades rurais. O programa é executado em conjunto com um parceiro local que desenvolve as atividades de campo.

A região de Capelinha agrupa 22 municípios com área produtiva de 28 mil hectares. Em 2010, os produtores de Capelinha colheram 560 mil sacas de café, o que corresponde a cerca de 8% do café produzido em Minas Gerais. De acordo com o analista do Sebrae em Minas Gerais, Marcos Teixeira, “a instituição trabalha para organizar a propriedade rural, diminuir custos de produção, aumentar a produtividade da lavoura e da mão-de-obra”, afirma Teixeira.


O evento ainda teve na programação os resultados da certificação da União de Pequenos Produtores de Cafés Especiais da comunidade dos Martins, em Varginha, Minas Gerais. O Comércio Justo é um selo de desenvolvimento sustentável para comunidades e grupos de produtores atendidos pelo Sebrae. O programa estabelece o contato direto entre o produtor e o comprador. Essa relação tira o agricultor da dependência de intermediários e das instabilidades do mercado.
Realização: Aciac, Copacafé, Emater, Sebrae, Prefeitura de Capelinha, secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato dos Produtores Rurais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Apoio: Câmara Municipal de Capelinha e empresas do segmento.
Por Aldair Gomes // Aranãs FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário