quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Duas cidades do Vale tem a metade da população com esquistossomose

Alerta contra a esquistossomose no Vale do Jequitinhonha
Duas cidades têm a metade da população com a doença
Reação inicial à penetração de várias larvas na pele do braço. Por cada marca entrou uma larva. Fonte: CDC - Wikipédia
Nos próximos dias, o Ministério da Saúde vai liberar quase dois milhões para as cidades brasileiras com maior risco de esquistossomose.

A situação mais crítica do País é no município de Malacacheta, Vale do Jequitinhonha/Mucuri, no nordeste de Minas Gerais: mais da metade da população, segundo o Ministério da Saúde -MS, tem a doença. São 54,83%.

E em seguida vem Santa Maria do Salto, no Baixo Jequitinhonha, em Minas (47,24%), Itapemirim, no Espírito Santo (38,80%) e Itajubá, na Bahia (36,55%).

O médico Henrique de Oliveira Costa apresentou, no Congresso Nacional, um estudo desenvolvido pelo Departamento de Patologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (UNCISAL), junto com outros profissionais, entregue à Secretaria de Saúde do Município de Maceió.
A pesquisa ampla, aliada a uma proposta de trabalho para diagnóstico e tratamento, serviu para estruturar um novo programa de erradicação da doença. “Desde então diminuímos muito a ocorrência da esquistossomose em Alagoas, a ponto de termos atingido níveis aceitáveis pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e surgir como referência para outros países”, afirmou o patologista.
“Porém, o serviço foi descontinuado e hoje já se percebe um aumento significativo de novos casos e, em breve, estaremos encontrando, cada vez mais frequentemente, pacientes com as complicações tardias da doença", disse.
Segundo o MS, a esquistossomose mata mais que a dengue no Brasil. Em 1997 o Ministério da Saúde registrou 44.858 casos, enquanto no ano de 2010, a estimativa foi de 10.329 casos confirmados. Além da redução em mais de 50% das contaminações, existem estados em que a esquistossomose está praticamente erradicada.

A esquistossomose é a forma mais grave de parasitose- por organismo multicelular- chegando a morte. A doença é transmitida pela água, através do Schistosoma Mansoni, em regiões sem saneamento básico ou abastecimento precário.
Publicado no Blog do Jequi

Nenhum comentário:

Postar um comentário