sábado, 7 de maio de 2011

Governo e prefeituras firmam cooperação para o Universitário

Governo e prefeituras firmam cooperação para o Universitário
Nesta primeira fase, vão atuar 210 acadêmicos supervisionados por 30 professores universitários.

O secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira, assinou, nesta quarta-feira (4), termo de cooperação com prefeituras dos municípios selecionados para a fase I do programa Universitário Cidadão. Nos moldes do antigo Projeto Rondon, o objetivo é a inclusão do estudante universitário em políticas públicas que promovam a integração social e o desenvolvimento de ações com estímulo à participação juvenil.

As cidades selecionadas são Bonito de Minas, Itaipé, Montezuma, Mamomas, Nova Belém, Palmópolis, Pedra de Maria da Cruz, Santo Antônio do Jacinto, Rubelita, São João do Manteninha, Setubinha e Virgem da Lapa. Além disso, o Universitário Cidadão é destinado, exclusivamente, a estudantes universitários maiores de 18 anos de entidades de ensino públicas ou privadas, que deverão estar cursando, no mínimo, o 4º período.

Nesta primeira fase, vão atuar 210 acadêmicos supervisionados por 30 professores universitários. As ações serão acompanhadas e coordenadas, em cada município, por um técnico do Instituto Travessia, entidade parceira do projeto. A cada cidade será levado um ônibus com 35 estudantes (de cinco cursos diferentes), acompanhados de cinco professores supervisores.

O secretário Gil Pereira lembrou que o Universitário Cidadão prioriza as cidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “As atividades serão desenvolvidas durante 14 dias das férias de julho. Queremos agregar valor, de modo a que todos ganhem com o aprendizado. Os acadêmicos de Engenharia Química, por exemplo, deixarão os ensinamentos para que as pessoas das comunidades possam trabalhar de forma independente na fabricação de sabões e detergentes”, explicou.

O assessor de Articulação, Parceria e Participação Social do Governo de Minas, Marcelo Garcia, ressaltou que tudo o que for feito pelos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o Norte de Minas beneficiará o Estado como um todo. “O Governo de Minas está investindo para mudar de forma permanente a atual situação de dificuldades das regiões, historicamente determinadas”, pontuou.

Atualmente, o Universitário Cidadão se encontra na fase I, que é chamada de Interação Social entre o Governo do Estado, acadêmicos das diversas instituições de Ensino Superior e os 12 municípios contemplados. O projeto é uma ação do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan) e da Assessoria de Articulação, Parceria e Participação Social, da Governadoria.

Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário