sábado, 7 de maio de 2011

Decisão sobre união gay é considerada revolucionária

Decisão sobre união gay é considerada revolucionária
Adriana Eva
Sensacional e revolucionária, sim, a decisão de ontem do Supremo de incluir os homoafetivos entre os que podem celebrar a União Estável em cartório, na prática autorizando o "casamento gay" com os devidos direitos civis consequentes.
A juventude LGBT agora vai poder exercer plenamente sua cidadania, a descoberta e a vivência de sua sexualidade, assim como a auto-afirmação de sua identidade e cultura sem maiores questões.
Quantos jovens não estavam ávidos para "sair do armário", mas temiam justamente por essa falta de salvaguarda do Poder Público?
Com certeza, agora os casos de bullyng nas escolas e universidades, as ondas de agressão e até assassinatos, além da dura opressão psicológica no lar, no trabalho, nos espaços públicos e no conjunto das relações sociais tendem a arrefecer, até porque a decisão foi unânime, colocando na defensiva toda a opinião pública discriminatória e intolerante, e o obscurantismo religioso.
Porém, isso não é tudo.
Para essa verdadeira revolução cultural da tolerância, respeito e quiçá louvação da diversidade acontecer - e é grande o peso geracional para essa efetivação - é fundamental aprovarmos no Congresso Nacional a criminalização da homofobia, porque não é possível que pessoas, a maioria jovem, sigam perdendo suas vidas ou sofrendo lesão corporal graves , num autêntico "extermínio da juventude LGBT", por causa de sua sexualidade e comportamento, principalmente num país que, desde ontem, reconhece até mesmo a união civil entre pessoas do mesmo sexo.



Adriana Eva é socióloga e coordenador de CRAS - Centro de Referência de Assistência Social.
Publica Blog sobre politicas sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário