sábado, 7 de maio de 2011

A DECADÊNCIA

A DECADÊNCIA
Cada vez que vejo o Cruzeiro sofrer uma derrota e os atleticanos comemorarem como se fosse um título, eu fico um pouco nervoso, mas ao mesmo tempo me conformo, porque vejo que a única coisa que sempre salva esses torcedores do ostracismo, está acabando, sem que eles mesmos percebam: a paixão pelo Atlético. Uma torcida que sempre foi reconhecida por ser vibrante e apaixonada, mesmo nos diversos momentos difíceis.

A falta de títulos adoentou boa parcela desses torcedores e até mesmo sua diretoria. Chegaram ao cúmulo de levar uma bandeira do Atlético para ser exibida por um queniano, campeão da São Silvestre e recepcionar e comemorar com jogadores do Estudiantes. Aí sim podemos compreender claramente o sentido de "vergonha alheia". Mas os torcedores atleticanos se cansaram de sofrer e esperar por alegrias vindas do próprio time.


Cansaram de ser chacota nacional, sendo motivo de piada em programas como Pânico, CQC, Zorra Total, Jornal da Globo e até mesmo na novela das 9.


Simplesmente deram um basta nisso tudo e assumiram explicitamente que sua única alegria seria comemorar as derrotas do rival Cruzeiro. A partir de então, começaram a torcer contra, vestir várias camisas e, como dizem, "gozar com o pau dos outros".


O atleticano hoje, é um torcedor sem identidade, sem perspectivas e sem vergonha. Lamentávelmente, tornaram-se torcedores prostituídos, que um dia torcem pro Borússia, outro pro Estudiantes, pro São Paulo, pro Palmeiras e até pro Once Caldas. Não sem razão, essa torcida passou a ser conhecida como "ARCO-ÍRIS", pois está sempre vestida como uma cor diferente por não ter time pra torcer.
A DECADÊNCIA:
- Nos anos 80, eram maioria e estavam sempre zoando, pois o Atlético teve uma década muito boa.
- Nos anos 90, o Cruzeiro cresceu e ganhou vários títulos, mas os torcedores atleticanos estavam sempre com o mesmo argumento na ponta da língua: somos campeões brasileiros e vocês não.
- Após 2003, Cruzeiro campeão brasileiro, Tríplice Coroa e dominando tudo, os atleticanos perderam seu único e fajuto argumento, que era o fato de terem sido campeões brasileiros e o Cruzeiro não, mesmo que a maioria nem tivesse visto esse título. Sem argumentos, intensificaram zoações preconceituosas, chamando torcedores cruzeirenses de Maria e outras coisas.
Mas isso é coisa que toda torcida faz, zoa a outra. O triste é que só restou isso para os atleticanos. Mas lançaram uniforme rosa, contrataram Richarlyson, etc. E lá se vai a única coisa fútil que restava para tentar incomodar os cruzeirenses..


Vamos refletir sobre o clube Atlético Mineiro:
- Um time de mais de 100 anos que tem apenas 1 título empoeirado importante.
- Time mais zoado do Brasil, chacota nacional até em novela.
- Deve até as calças e já pediu esmola na tv várias vezes.
- Já foi rebaixado pra 2a divisão e comemorou o acesso à 1a divisão como se fosse título.
. A Torcida:
- Numericamente é metade da torcida do Cruzeiro
- Abdicou do time pra torcer contra o Cruzeiro e ter alguma alegria.
- Se contenta com 2a divisão e eventualmente ganhar um ou outro clássico sem importância.
. A vida é assim, às vezes a gente ganha, às vezes a gente perde. Perder um título é ruim, perder uma Libertadores é doloroso. Mas pra sentir o gosto amargo das derrotas, é preciso conhecer o sabor das conquistas!
E essa é a grande diferença entre o Cruzeiro e o Atlético: O CRUZEIRO VIVE e nós, cruzeirenses, vivemos o Cruzeiro. O Atlético apenas existe, insignificantemente, perambulando por aí.



Enviado pelo cruzeirense Alânderson Silveira Machado, natural de Berilo e morador de BH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário