Agência Minas - Os governadores de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), lideraram hoje (30/7) reunião em Brasília para debater temas como estabilidade política, crescimento econômico, agenda federativa, pacto federativo e ajuste fiscal. Participaram da reunião 20 governadores da base aliada da presidenta Dilma Rousseff.
A reunião dos governadores ocorreu logo após Pimentel e Pezão participarem de encontro com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Na reunião com o ministro, os dois governadores discutiram a criação de fundos de compensação financeira para os estados que, eventualmente, perderem arrecadação devido à proposta do governo federal de unificação das alíquotas de ICMS.
Hoje, os estados têm autonomia para definir as alíquotas de ICMS, principal fonte de arrecadação estadual. A preocupação de Pimentel e Pezão é evitar que, com a unificação de alíquotas, os estados percam uma parcela importante de suas receitas.
Os governadores de partidos oposicionistas não participaram da reunião da base aliada, realizada em um hotel em Brasília. Do hotel, os 20 governadores seguiram para o Palácio da Alvorada, onde participaram de reunião com a presidenta Dilma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário