quarta-feira, 22 de julho de 2015

Artesãos do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas batem recorde de vendas em feira nacional

Participantes do programa Artesanato em Movimento estiveram na Fenearte e comercializaram mais de R$ 120 mil em produtos.


Os artesãos mineiros integrantes do programa Artesanato em Movimento comemoram o sucesso das vendas na XVI Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), realizada entre os dias 2 e 12 deste mês, em Olinda, Pernambuco. 
Balanço divulgado nesta quarta-feira (15/7) pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) mostra que os números superaram os do ano passado.
Nos 10 dias de evento foram vendidos mais de R$ 122 mil em produtos artesanais. Em comparação a exposição de 2014, as vendas no estande do Governo de Minas tiveram um aumento de 11%. Os destaques ficaram por conta do artesanato em cerâmica, utilitários, peças de cama, mesa e banho feitas de algodão no tear manual, objetos decorativos de flores de sempre-viva, divinos esculpidos em madeira e revestimento próprio, objetos de fibra de bananeira e madeira, adornos femininos e artigos religiosos feitos em tecido e customizados.
Neste ano, 12 associações participaram do evento, contemplando os municípios de Minas Novas, Caraí, Turmalina, Datas, Diamantina, Berilo, Veredinha, Taiobeiras e Capitão Enéas. Todas as associações integram o programa Artesanato em Movimento, que é executado pelo Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), braço operacional da Sedinor.
Para a artesã de Turmalina, Maria Joana, as feiras são fundamentais para manter vivo o artesanato. “O apoio que o Sistema Sedinor/Idene está dando para nós artesãos é muito importante para termos condições de transportar as mercadorias e participar das feiras. São nestes eventos que temos o maior retorno financeiro”, ressaltou.
De acordo com a gerente do programa Artesanato em Movimento, Marina Magalhães, as participações em feiras e eventos são muito importantes. “É uma forma de incentivar e comercializar os produtos, além de levar a nossa cultura para outros estados”, salientou.
No estande do programa Artesanato em Movimento foram expostas, em 48 metros quadrados, peças selecionadas pelo Centro de Artesanato Mineiro (Ceart), que também deu apoio no gerenciamento do evento. Atualmente existe uma parceria entre Sistema Sedinor/Idene e o Ceart com o intuito de fomentar o segmento, gerando renda e divulgando a cultura das regiões.
A Fenearte é uma das mais importantes feiras do país e recebeu cerca de 330 mil visitantes de vários estados brasileiros e do mundo. Em mais de 29 mil metros quadrados e com 800 estandes, a Fenearte reuniu cerca de 5 mil expositores de 51 países. Como é tradição, peças artísticas de todo o Brasil foram apresentadas. Neste ano, a feira homenageou o poeta popular Lourival Batista, imortalizado como Louro Pajeú, que faria 100 anos em 2015, e o artesão Manoel Borges da Silva, o Mestre Nuca de Tracunhaém.
Artesanato em Movimento
Dirigido aos municípios da área de abrangência do Sistema Sedinor/Idene, as políticas para o artesanato visam à promoção dos canais de comercialização dos produtos artesanais e inserção no mercado. A finalidade é contribuir para o reforço da imagem e identidade do artesanato do Norte e Nordeste de Minas Gerais. Com apoio na promoção e na comercialização em feiras e eventos, o programa fomenta a abertura de novos mercados, criando demandas e fortalecendo a atividade.
Artesãos participaram da Fenearte em Pernambuco – Foto: Divulgação Sedinor/Idene

Artesãos participaram da Fenearte em Pernambuco – Foto: Divulgação Sedinor/Idene

Artesãos participaram da Fenearte em Pernambuco – Foto: Divulgação Sedinor/Idene

Artesãos participaram da Fenearte em Pernambuco – Foto: Divulgação Sedinor/Idene
- See more at: http://aconteceunovale.com.br/portal/?p=63472#sthash.AIptvtnn.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário