sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Artesãos do Vale exportam seus produtos para a Europa


Artesãos do Vale exportam pela primeira vez para a Europa
Projeto do Sebrae em Minas Gerais visa aumentar a participação do artesanato mineiro no mercado internacional
Simone Guedes Belo Horizonte - Artesãos do Vale do Jequitinhonha e do distrito de Santo Antônio do Leite (Ouro Preto) receberam a primeira encomenda com mais de 1.500 produtos de uma grande distribuidora europeia. A iniciativa integra as ações do projeto piloto desenvolvido pelo Sebrae em Minas Gerais para aumentar a participação do artesanato mineiro no mercado internacional.

A compradora é a Barbosa do Brasil, empresa holandesa que distribui produtos genuinamente brasileiros a uma grande rede de mais de mil lojas de presentes, chamada World Store, na Holanda e na Alemanha. Nessa organização, considerada uma das maiores do mundo, são vendidas peças que seguem os princípios do Comércio Justo, como: respeito ao meio ambiente e à legislação trabalhista, transparência na gestão e rígido controle de qualidade. “Somos a única importadora europeia de artesanato de Comércio Justo no Brasil”, diz Frieda Lammerds, da Barbosa do Brasil.

De acordo com Frieda, o consumidor europeu está cada vez mais exigente em relação aos produtos feitos de maneira socialmente justas, economicamente viáveis e ambientalmente corretas. “Eles compram produtos com qualidade e práticos, mas também querem saber como foi produzido”, conta.

O Catálogo de Artesanato Minas Gerais, criado pelo Sebrae para estimular as vendas do artesanato mineiro, foi encaminhado à empresária que se impressionou com a qualidade e o design da cerâmica produzidas nas comunidades de Coqueiro Campo e Campo Alegre, nos municípios de Minas Novas e Turmalina, no Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas.

Frieda fez questão de visitar o estado para conhecer os produtos e escolher as peças. Mil e quinhentos itens entre travessas, moringas, vasos, pesqueiras, copos, bonecas e galinhas feitos em cerâmica foram encomendados. “É um sonho ter nossos produtos nas vitrines de lojas internacionais”, diz a presidente da Associação dos Artesãos de Campo Alegre, Eunice Pinho.
A iniciativa de proporcionar o contato direto do artesão com o comprador faz parte do projeto do Comércio Justo do Sebrae em Minas Gerais. O projeto piloto também inclui a participação dos artesãos de Santo Antônio do Leite, de Ouro Preto, que produzem semijóias com pedras preciosas. Em um primeiro contato com o grupo, Frieda Lammerds repassou informações sobre as exigências do consumidor europeu e identificou o produto com potencial para exportação. “Vamos testar a aceitação desses produtos no mercado europeu. Se der certo, iremos aumentar nossas encomendas”, afirma a compradora.

Serviço
Sebrae em Minas Gerais: (31) 3379-9275/9726
www.mg.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Da Agência Sebrae de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário