Mais de 600 pessoas participaram do “I Seminário Sobre Drogas” em Almenara
Evento teve apoio de 4 Universidades
Foi realizado, na noite do dia 31 de maio, no SESC LACES de Almenara, no Baixo Jequitinhonha, nonordeste de minas, o Primeiro Seminário Sobre Drogas, uma iniciativa da Mestre Tânia Botelho em parceria com o COMAD (Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas) e as Universidades ITAÚNA, UNIMONTES, UNIPAC e ALFA.
O Seminário teve como objetivo sensibilizar os professores, alunos e outros profissionais do espaço escolar e comunidade local, para a questão das drogas no município, revelando de forma resumida sobre as drogas e o processo de dependência, sendo abordados especificamente; drogas lícitas e ilícitas (com foco nos estágios, sintomas observáveis, mudanças de comportamento no trabalho, os efeitos e as conseqüências), com a finalidade de provocar uma reflexão sobre a inserção das drogas em vários espaços sociais e até mesmo nas universidades.
Os palestrantes desenvolveram e apresentaram trabalhos que levaram o público a diversos questionamentos acerca do uso e tráfico de drogas e o comportamento social diante às consequências provocadas diante a essas práticas. Com reflexões importantes diante a necessidade de mudança de comportamento social com a finalidade de buscar alternativas que visem um resultado satisfatório nesta questão.
O Seminário contou com a participação de aproximadamente 600 pessoas, entre acadêmicos, representantes de instituições, imprensa e outros. O público foi contemplado com diversas apresentações de alunos que participam de projetos voltados para a arte e a inclusão social.
Os meninos do projeto “Circo Pernas pro Ar” coordenado pelo contra-mestre de capoeira “TIÃO” em parceria com a OSCIP 08 de março fizeram uma apresentação que foi um show à parte, agradando a todos que se fizeram presentes ao evento. Foi uma demonstração clara de que é necessário acreditar e investir em crianças e adolescentes, pois uma oportunidade é recebida como porta para o início da realização de um sonho.
Os palestrantes com os respectivos assuntos foram os seguintes:
1. Dr. Gustavo Abélio Lara Ferreira: Conjuntura atual das drogas no município ou região. Papel social do Delegado de Drogas na Rede Anti Drogas.;
2. Dr. Moisés Batista Abdala: O Papel social do Ministério Público – A função social do Ministério Público na Rede Anti Drogas;
3. Capitão Carvalho (José Jorge de Carvalho) – Sub Comandante do 44º BPM - O Uso da droga em Almenara e a teoria rede Antidrogadas.
4. Cabo Marcos Silva (Presidente do COMAD) - Como funciona a rede antidrogas em Almenara (Visão da Corporação) – Função social da corporação na Rede sobre drogas
5. Luciana Peixoto - (Assistente Social do TJMG) – Como funciona a Rede Anti Droga em Almenara. A razão da inserção do jovem (e outros) no mundo das drogas
6. Dr. Marco Antônio Andrade de Sousa - (Médico PSF) – As drogas e a saúde física e mental; Diferença de tratamento entre Clínicas e Comunidades Terapêuticas. Averiguar ainda sobre o que arrasta o jovem ao mundo das drogas (lícitas e/ou ilícitas).
Os acadêmicos credenciados que representam as Universidades parceiras esclareceram sobre um tema específico.
1. Nangel Gomes Cardoso – (7º Período do Curso de Direito – ITAÚNA) Classificação das Drogas – Lei 11.343 e As drogas ilícitas. A classificação das drogas segundo a Portaria da ANVISA - A Tendência do Congresso – A lei coíbe o tráfico.
2. Lais Damasceno Coelho – ALFA – Anabolizantes
3. Tereza Raquel Pereira Cunha – ALFA – Vício a dependência indesejada- Tabagismo
4. Thiago Alves Lacerda –- ALFA: Álcool, uma droga social?
5. Marina Alves Botelho e Tais Costa Gondinho Elizabeth Lage – UNIPAC - O efeito social da droga – A desestrutura familiar – Serviço Social.
APRESENTAÇÕES
1. Sensibilizaço sobre Drogas: Jane Kelly e Thales (acadêmicos do 6º período de Direito)
2. O circo com depoimento – “Tião da capoeira” e o seu grupo do circo
3. Cleide Alves Lima: Presidente da OSCIP 8 de Março: Abordagem sobre da função social dessa Oscip na Rede sobre Drogas.
4. Célia Soares – Presidente da OSCIP Monsa: Um breve histórico da articulação da Rede sobre Drogas no COMAD – Almenara.
6. Camila Ferraz Patente. – UNIMONTES: A importância da prevenção e o resultado de pesquisa feita na instituição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário