quarta-feira, 8 de junho de 2011

Mais de 600 pessoas participaram do “I Seminário Sobre Drogas” em Almenara

Mais de 600 pessoas participaram do “I Seminário Sobre Drogas” em Almenara
Evento teve apoio de 4 Universidades

Foi realizado, na noite do dia 31 de maio, no SESC LACES de Almenara, no Baixo Jequitinhonha, nonordeste de minas, o Primeiro Seminário Sobre Drogas, uma iniciativa da Mestre Tânia Botelho em parceria com o COMAD (Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas) e as Universidades ITAÚNA, UNIMONTES, UNIPAC e ALFA.

O Seminário teve como objetivo sensibilizar os professores, alunos e outros profissionais do espaço escolar e comunidade local, para a questão das drogas no município, revelando de forma resumida sobre as drogas e o processo de dependência, sendo abordados especificamente; drogas lícitas e ilícitas (com foco nos estágios, sintomas observáveis, mudanças de comportamento no trabalho, os efeitos e as conseqüências), com a finalidade de provocar uma reflexão sobre a inserção das drogas em vários espaços sociais e até mesmo nas universidades.

Os palestrantes desenvolveram e apresentaram trabalhos que levaram o público a diversos questionamentos acerca do uso e tráfico de drogas e o comportamento social diante às consequências provocadas diante a essas práticas. Com reflexões importantes diante a necessidade de mudança de comportamento social com a finalidade de buscar alternativas que visem um resultado satisfatório nesta questão.

O Seminário contou com a participação de aproximadamente 600 pessoas, entre acadêmicos, representantes de instituições, imprensa e outros. O público foi contemplado com diversas apresentações de alunos que participam de projetos voltados para a arte e a inclusão social.



Os meninos do projeto “Circo Pernas pro Ar” coordenado pelo contra-mestre de capoeira “TIÃO” em parceria com a OSCIP 08 de março fizeram uma apresentação que foi um show à parte, agradando a todos que se fizeram presentes ao evento. Foi uma demonstração clara de que é necessário acreditar e investir em crianças e adolescentes, pois uma oportunidade é recebida como porta para o início da realização de um sonho.

Os palestrantes com os respectivos assuntos foram os seguintes:

1. Dr. Gustavo Abélio Lara Ferreira: Conjuntura atual das drogas no município ou região. Papel social do Delegado de Drogas na Rede Anti Drogas.;

2. Dr. Moisés Batista Abdala: O Papel social do Ministério Público – A função social do Ministério Público na Rede Anti Drogas;

3. Capitão Carvalho (José Jorge de Carvalho) – Sub Comandante do 44º BPM - O Uso da droga em Almenara e a teoria rede Antidrogadas.

4. Cabo Marcos Silva (Presidente do COMAD) - Como funciona a rede antidrogas em Almenara (Visão da Corporação) – Função social da corporação na Rede sobre drogas

5. Luciana Peixoto - (Assistente Social do TJMG) – Como funciona a Rede Anti Droga em Almenara. A razão da inserção do jovem (e outros) no mundo das drogas

6. Dr. Marco Antônio Andrade de Sousa - (Médico PSF) – As drogas e a saúde física e mental; Diferença de tratamento entre Clínicas e Comunidades Terapêuticas. Averiguar ainda sobre o que arrasta o jovem ao mundo das drogas (lícitas e/ou ilícitas).

Os acadêmicos credenciados que representam as Universidades parceiras esclareceram sobre um tema específico.
1. Nangel Gomes Cardoso – (7º Período do Curso de Direito – ITAÚNA) Classificação das Drogas – Lei 11.343 e As drogas ilícitas. A classificação das drogas segundo a Portaria da ANVISA - A Tendência do Congresso – A lei coíbe o tráfico.
2. Lais Damasceno Coelho – ALFA – Anabolizantes
3. Tereza Raquel Pereira Cunha – ALFA – Vício a dependência indesejada- Tabagismo
4. Thiago Alves Lacerda –- ALFA: Álcool, uma droga social?
5. Marina Alves Botelho e Tais Costa Gondinho Elizabeth Lage – UNIPAC - O efeito social da droga – A desestrutura familiar – Serviço Social.

APRESENTAÇÕES
1. Sensibilizaço sobre Drogas: Jane Kelly e Thales (acadêmicos do 6º período de Direito)
2. O circo com depoimento – “Tião da capoeira” e o seu grupo do circo
3. Cleide Alves Lima: Presidente da OSCIP 8 de Março: Abordagem sobre da função social dessa Oscip na Rede sobre Drogas.
4. Célia Soares – Presidente da OSCIP Monsa: Um breve histórico da articulação da Rede sobre Drogas no COMAD – Almenara.
6. Camila Ferraz Patente. – UNIMONTES: A importância da prevenção e o resultado de pesquisa feita na instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário