domingo, 16 de junho de 2013

Escola Técnica será construída em Joaíma no Programa Brasil Profissionalizado

Escola Técnica é um projeto de parceria entre o Ministério da Educação, Unimontes, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Prefeitura Municipal

Planta padrão da Escola Técnica do Programa Brasil Profissionalizado, do Ministério da Educação.










O Programa é uma iniciativa do governo federal, em parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e da prefeitura de Joaíma, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas  Gerais.

O vice-governador Alberto Pinto Coelho assinou, nesta sexta-feira (14.06), em Joaíma, no Vale do Jequitinhonha, a ordem de serviço para a construção da Escola Técnica do Programa Brasil Profissionalizado
O projeto foi criado para estimular o ensino integrado à educação profissional no contexto dos arranjos produtivos e das vocações locais e regionais. Em Minas Gerais, serão construídas 22 escolas técnicas. Os investimentos para cada unidade será de R$ 8 milhões.
Em seu discurso, o vice-governador Alberto Pinto Coelho afirmou que a escola técnica de Joaíma será um polo de conhecimento e vai atender toda a região.“No mundo de hoje, aquilo que vai fazer a diferença entre as nações é a oportunidade e a qualidade da educação. Atualmente, há uma sintonia fina entre todos aqueles que possuem a responsabilidade pública de exercer alguma missão em prol do desenvolvimento das suas comunidades”, destacou.
O vice-governador afirmou, ainda, que existe um esforço permanente do Governo de Minas no sentido de, cada vez mais, oferecer condições para que as escolas estaduais tenham salas adequadas e possam ser, também, centros de convívio. “Vejo com muita alegria a participação ativa e consciente dos pais dos alunos, o que é de fundamental na questão pedagógica”, enalteceu.
Marco histórico
O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor João dos Reis Canela, afirmou que a construção da escola técnica em Joaíma vai mudar a história da região. “A escola dará oportunidade aos jovens de modificarem suas realidades. Também trará desenvolvimento social, cultural e econômico para região”, enfatizou.
O prefeito de Joaíma, Donizete Gomes Lemos, agradeceu a parceria com o Governo de Minas. “O que nivela os nossos jovens em uma disputa por um espaço nesse mundo é a educação. Se você dá educação ao seu povo, constrói uma cidade melhor para todos”, destacou.
De acordo com o secretário de estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, a assinatura da ordem de serviço “mostra a preocupação do governo mineiro em ampliar investimentos no ensino profissionalizante”.
Das 22 escolas do Programa Brasil Profissionalizado, duas delas já estão em fase de construção, em Tupaciguara, no Triângulo Mineiro, e Sacramento, no Alto Paranaíba. Já foram feitos convênios para construção de escolas em Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Grão-Mogol, Janaúba, Manga, Taiobeiras, Monte Azul, Pompéu, Lagoa Santa (Centro de Formação de Aviação Civil), Ibirité (Fundação Helena Antipoff) e Unaí.
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário