sábado, 28 de janeiro de 2017

VI Encontro de Comunicadores do Vale aponta novos caminhos da comunicação


 Cachoeira do Pajeú realiza evento de forma muito organizada, criando ambientes de livre criação.
Mais de 320 pessoas envolvidas com todas as atividades do evento.

O VI Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha tem sido um verdadeiro momento de encontro de mentes brilhantes e libertárias, talentos diversos, na criatividade na diversidade de versões, tipos, espaços e olhares.

Acontece em Cachoeira do Pajeú, neste final de semana, 27, 28 e 29 de janeiro, o Encontro de uma multidão de jovens irreverentes, animando as Oficinas, apresentações programadas e outras improvisadas, de repente, no repente, na dança, canto, risadas, conversas, rodas de encontros, abraços, beijos e ajuntamentos cariciosos diversos.

As Oficinas são realizadas por profissionais e estudantes da AIC – Associação Informação e Comunicação, Duda Ramos, produtora da Rádio Inconfidência, como também por oficineiros da região como Wily Martins, de 16 anos, de Itaobim.

Nas redes sociais da net, ou nas redes entrelaçadas sociais e pessoais, são registrados diversos momentos de alegria, de celebração da vida. Seja produzindo criações coletivamente ou divulgando/comentando/criticando o que se publica longe daqui, ou/e principalmente no Vale.

Croqui da cidade mostrava os locais de atividades de Oficinas e outras ações do VI Encontro de Comunicadores do Vale.

Este evento, promovido pela UFMG/Polo Jequitinhonha, com o apoio integral da Prefeitura de Cachoeira do Pajeú, tem a participação de mais de 320 pessoas, nas atividades de Oficinas, apresentações no Ginásio Poliesportivo e nas ruas da cidade.


O Encontro de Comunicadores vem sendo realizado, anualmente, desde 2012, em diversas  cidades do Vale do Jequitinhonha. Primeiramente, em Itaobim, depois Capelinha, Medina, Pedra Azul e Jequitinhonha e, agora, em Cachoeira do Pajeú.

Estão sendo realizadas 9 Oficinas: Mídia Tática; Cobertura Midiática; Redes Sociais, Design e Conteúdo; Mobilização Social (Lambe Lambe); Fotografia; Cineclubismo e Educação; Edição e Produção de Áudio Visual; Grafite e Locução e Técnica Vocal.


Como as inscrições foram muitas, as oficinas, com até 35 participantes, foram espalhadas por toda a cidade, em diversos espaços públicos e privados: Ginásio Poliesportivo, Sindicato de Trabalhadores Rurais, CRAS, CAPS e Biblioteca Municipal. 

À noite, haverá apresentação teatral do Grupo Vozes, de Araçuaí;  a produção das Oficinas e a Noite Cultural, com 2 bandas. 

O Encontro se encerra, neste domingo, 29.01, com a Mesa Redonda sobre Comunicação, Memória e Transformação Social, com o jornalista, escritor, agente cultural e cordelista, Tadeu Martins (fundador do jornal Geraes), de Itaobim, e Duda Ramos, produtora da Rádio Inconfidência.

Para finalizar, uma avaliação geral será realizada feita pelos participantes com a apresentação do novo papel da UFMG, como colaboradora de um arranjo institucional a ser feito para a realização de outros Encontros, com a estruturação de uma Comissão de Comunicadores do Vale que ficará responsável pela coordenação de encaminhamento do próximo Encontro.























Nenhum comentário:

Postar um comentário