terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Integrantes do MST ocupam fazenda, em Capitão Enéas, no Norte de Minas

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam, nesta segunda-feira,(16/1/2017), a Fazenda Norte América no município de Capitão Enéas, no Norte de Minas. Segundo a liderança da ocupação, 150 famílias participam da ação.

Ocupação foi na madrugada desta segunda-feira (Foto: Geanini Hackbardt/Divulgação)
Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Militar, uma equipe do destacamento em Capitão Enéas acompanha a ocupação, que segue de forma pacífica até a tarde desta segunda-feira. Segundo o grupo, o movimento vai permanecer no local por tempo indeterminado.
O movimento afirma que a fazenda possui cerca de três mil hectares e, atualmente, pertence a Associação Educativa do Brasil (Soebras). Eles alegam também que as terras foram adquiridas pela Soebras em um leilão, devido a uma dívida da fazenda com um banco federal. O movimento alega que a Associação não pagou o valor da compra e que apenas parte das terras é utilizada para a criação de cavalos de raça.
“Nós acreditamos que esta fazenda seja usada para a lavagem de dinheiro. Aqui possui uma clínica particular para os animais. Então, a gente denuncia este processo de corrupção e reivindica o direito de trabalhar”, afirma uma das líderes do movimento, Geanini Hackbardt.
A Soebras negou que ela ou os fundadores da associação sejam os proprietários da Fazenda Norte América. Ela afirmou que a fazenda possui convênio com a Soebras para as aulas práticas dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia.
A Associação diz também que, atualmente, a fazenda é uma propriedade produtiva e possui dezenas de funcionários.
Fonte: G1 Grande Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário